Capixabão 2026: Vilavelhense x Rio Branco. Sumaré. 17/01/2026
Breno Melo é erguido pelos companheiros após abrir o placar (Foto: Wagner Chaló/Rio Branco)

Nada como uma vitória por goleada para afastar qualquer indício de crise. Após ser goleado pelo Vitória na Supercopa dos Campeões Capixabas e estrear no Capixabão com empate em 0 a 0 com o Serra, o Rio Branco fez as pazes com a bola e com a sua torcida ao golear o Vilavelhense por 4 a 1, na noite deste sábado (17), no Sumaré.

O resultado, válido pela segunda rodada do Capixabão, coloca o Capa-Preta na liderança do campeonato. O time tem os mesmos quatro pontos do Serra, porém, leva vantagem no número de gols marcados. Porto Vitória e Vitória, também com quatro pontos, vêm logo atrás, em desvantagem no saldo de gols.

Já o Vilavelhense sofreu a segunda derrota em duas rodadas. O time de Vila Velha havia estreado com derrota por 1 a 0 para o Vitória e é o lanterna da competição.

Breno Melo comanda a goleada

Atual bicampeão estadual, o Rio Branco entrou em campo pressionado por conta da derrota sofrida para o Vitória por 5 a 1 na Supercopa dos Campeões Capixabas e pelo empate em 0 a 0 com o Serra na primeira rodada do Capixabão.

Coube ao meia-atacante Breno Melo aliviar a pressão alvinegra. Prata da casa, ele abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo. Em contra-ataque pelo lado direito, David Lopes lançou para Breno Melo, que driblou um marcador e chutou da entrada da área: 1 a 0.

O Vilavelhense ficou com um jogador a menos aos 44 minutos, com a expulsão de Guilherme. Pouco depois, Zé Mateus fez o segundo gol do Rio Branco, aos 49, após cruzamento de Murilo Henrique.

Jogo paralisado por 10 minutos por conta do VAR

O segundo tempo mal começou e o Capa-Preta marcou o terceiro gol, agora com Brandão, aos três minutos, após lançamento de Murilo Henrique.

O Vila descontou com Juninho, aos 10, em lance que precisou de confirmação do VAR e paralisou o jogo por 10 minutos.

Logo após o recomeço da partida, Breno Melo fez mais um belo gol, aos 23, em novo chute de fora da área.

O Vila ainda teve outro jogador expulso, Edmundo, aos 42 minutos, por cotovelada no volante Romarinho. Aos 55, o Rio Branco chegou a marcar o seu quinto gol, com Inácio, mas o VAR apareceu novamente e anulou o lance por falta no goleiro Matheus Cabral.

Capixabão 2026: Vilavelhense x Rio Branco. Sumaré. 17/01/2026
Breno Melo comemora o seu segundo gol no jogo (Foto: Wagner Chaló/Rio Branco)

VILAVELHENSE 1 X 4 RIO BRANCO

VILAVELHENSE: Matheus Cabral; Makelele (Jhonatan Salah), Palacios, Gabriel Silva e Kainan; Borges, Lucas Bonete (Shaider), Juninho (Kelvin); João Firmino (Edmundo), Guilherme e Emanuel (Alberto). Técnico: Jonilson Veloso

RIO BRANCO: Fernando Henrique; Ronaldo Santos (Edmilson), Matheus Castelo, Murilo Henrique; Romarinho, Zé Mateus (Patricio Gregorio), Carlinhos (Inácio), David Lopes; Breno Melo e Edu (Brandão e, depois, Rafael). Técnico: Cícero Júnior

GOLS: primeiro tempo — Breno Melo, aos 21 minutos, Zé Mateus, aos 49. Segundo tempo — Brandão, aos três minutos, Juninho, aos 19, Breno Melo, aos 23

ÁRBITRO: Carlos Henrique da Mata Santos

CARTÕES VERMELHOS: Guilherme e Edmundo

ESTÁDIO: Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024