Classificado

Rio Branco vence o Luverdense e está nas oitavas de final da Série D do Brasileiro

Rio Branco deu mais um passo rumo ao sonho de subir para a Série C do Brasileiro ao eliminar o Luverdense; veja como foi

Leitura: 4 Minutos
Série D do Brasileiro: Rio Branco x Luverdense. Kleber Andrade
Maranhão comemora após abrir o placar da vitória capa-preta (Foto: Wagner Chaló/Rio Branco)

O Rio Branco deu mais um passo rumo ao sonho de subir de divisão no futebol brasileiro. O Capa-Preta venceu o Luverdense por 3 a 0, na noite deste sábado (9), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e se classificou para as oitavas de final da Série D do Brasileiro.

Com o empate em 0 a 0 no jogo de ida e a vitória em casa na partida de volta, o Rio Branco está entre as 16 equipes que seguem vivas na competição. Já é a melhor campanha de um time capixaba na Série D, que começou a ser disputada em 2009.

Para subir para a Série C, o time precisa chegar às semifinais. Ou seja, faltam quatro jogos: precisa passar pelos dois das oitavas de final e os dois das quartas de final.

Quem é o próximo adversário do Rio Branco

Nas oitavas de final, o Rio Branco enfrenta a Inter de Limeira-SP, que também neste sábado eliminou o Marcílio Dias-SC com vitória em casa por 2 a 1 — o jogo de ida terminou empatado em 0 a 0.

O Capa-Preta vai fazer o jogo de ida em casa. As datas e horários dos jogos de ida e volta serão definidos pela CBF nos próximos dias.

Como foi o jogo

O primeiro tempo foi de poucas oportunidades. Quem assustou primeiro foi o Luverdense. Aos 11 minutos, Lucas Góes chutou da entrada da área, no canto direito do goleiro Fernando Henrique e obrigou o jogador capa-preta a fazer defesa difícil.

A resposta veio aos 27. Em bola levantada na área do Luverdense, Vitor Leque mandou um “balão” para trás, dentro da área, e Maranhão pegou de primeira, de pé esquerdo, para fazer o gol do Rio Branco.

No segundo tempo, o Luverdense começou buscando o empate e chegou com perigo aos cinco minutos, com Felipinho pelo lado direito do ataque.

Mas o Rio Branco deu troco. Romarinho fez longo lançamento, Maranhão cruzou a bola de cabeça para a área, Diego Fernandes tentou de carrinho, mas o goleiro João Guilherme defendeu. No rebote, o zagueiro Matheus Castelo deu uma de atacante e tocou para as redes para fazer 2 a 0.

Série D do Brasileiro: Rio Branco x Luverdense. Kleber Andrade
Matheus Castelo fez o segundo gol do Rio Branco (Foto: Wagner Chaló/Rio Branco)

Expulsões e polícia em campo

Com vantagem no placar, o Rio Branco perdeu Romarinho, expulso aos 10 minutos por levar o segundo cartão amarelo após falta no meio de campo.

Aos 21, após falta no meio de campo a favor do Rio Branco, houve confusão entre jogadores das duas equipes. O policiamento precisou entrar em campo e, após 14 minutos de paralisação, o jogo recomeçou. Felipe Costa e Alagoano, ambos do Luverdense, foram expulsos na briga.

Com a bola rolando novamente, o Rio Branco fez 3 a 0 com Diego Fernandes, aos 41, aproveitando erro na saída de bola do time mato-grossense.

Rio Branco 3 x 0 Luverdense

RIO BRANCO: Fernando Henrique; Cayo Tenório, Matheus Castelo, Diego Guerra (Marcos Júnior) e Darlan; Romarinho, Bruno Silva e Maranhão (João Paulo); Vitor Leque (Breno Melo), Luiz Fernando (Júnior Dindê) e Diego Fernandes (Iury Tanque). Técnico: Rodrigo Fonseca

LUVERDENSE: João Guilherme; Raul Prata, Felipe Costa, Anderson Alagoano, Matheus Coruja; Danilo Borges, Felipinho, Lucas Góes e Lucas Vieira (Bruninho); Fransérgio e Wesley (Beto). Técnico: Wagner Lopes

GOLS: primeiro tempo — Maranhão, aos 27 minutos. Segundo tempo — Matheus Castelo, aos sete minutos, Diego Fernandes, aos 41

ÁRBITRO: Angleison Monteiro (RO)

CARTÃO VERMELHO: Romarinho, Felipe Costa, Alagoano

RENDA E PÚBLICO: não disponíveis

LOCAL: estádio Kleber Andrade, em Cariacica

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024