
Para quem gosta de futsal, o sábado de Jogos Estudantis foi um verdadeiro espetáculo. Quem foi ao Ifes de Jucutuquara, em Vitória, pôde acompanhar nada menos que 24 partidas da categoria juvenil. De quebra, quatro delas pela fase de mata-mata, valendo vaga nas semifinais da competição.
Neste clima, SESI Civit e Sagrado Coração de Maria fizeram um jogo eletrizante, recheado de gols e com direito a virada. Já no primeiro tempo, mostraram que não estavam de brincadeira: o SESI abriu o placar, mas viu o Sagrado empatar e virar a partida. Ainda deu tempo para a escola de Civit, na Serra, empatar novamente e levar a igualdade para o intervalo.
Na segunda etapa, as chances continuaram surgindo para os dois lados, mas os gols não saíram com a mesma facilidade. Já parecia que a vaga na semifinal teria que ser definida nos pênaltis quando Lucas Chaves surgiu como herói do Sagrado: o garoto fez dois gols nos minutos finais e decidiu a vitória por 4 a 2 do colégio da Praia do Canto.

“Coração ficou até acelerado depois desses gols. Consegui aproveitar duas chances boas ali no finalzinho pra trazer essa vitória. Nosso time é muito unido e amanhã vamos correr atrás do título”, disse Lucas, artilheiro da partida.
Novas decisões
Com a classificação, o Sagrado terá pela frente na semifinal o São Domingos, que bateu o Mundo Moderno por 4 a 1. A outra vaga na final será disputada entre SESI Campo Grande, que superou o Irmã Maria Horta por 1 a 0, e CESARC, que bateu o Vila Nova de Colares, por 4 a 1.

As semifinalistas da categoria feminina também foram conhecidas neste sábado. No primeiro jogo, o SESI de Laranjeiras enfrenta a Escola da Ilha. As vencedoras terão pela frente, na final, a equipe que se classificar no duelo entre Estadual e Mundo Moderno.
As semifinais e a final do futsal juvenil serão realizadas neste domingo (2), no SESI de Jardim da Penha, a partir das 9h.
Handebol tem chuva de gols e “tira-teima”
O handebol juvenil movimentou o ginásio do SESI de Jardim da Penha com 17 partidas, duas delas disputadas entre as mesmos times. É que, com apenas duas equipes na Chave A, a escola municipal Heloísa Abreu e o SESI Jardim da Penha se enfrentaram duas vezes para igualar o número de jogos das escolas de outras chaves.
O SESI venceu o primeiro confronto por 10 a 4 e deu todo um clima de revanche para a segunda partida. Precisando vencer e reverter o saldo de gols para liderar a chave, o Heloísa Abreu foi pra cima dos adversários logo nos primeiros movimentos do jogo decisivo.

A escola do bairro Bela Vista, em Vitória, conseguiu liderar o placar ao longo de praticamente todo o confronto e venceu a partida por 15 a 12. Resultado que não foi suficiente para garantir uma classificação à fase mata-mata.
“Mesmo depois a derrota no primeiro jogo, a gente decidiu acreditar em nós mesmos. Nosso treinador também nos deu um ânimo. O importante é que a gente se divertiu em quadra, jogamos bem. A vitória no segundo jogo foi maravilhosa”, disse Pedro Henrique, aluno do Heloísa Abreu.
Do outro lado, muita euforia e esperança de conquistar uma medalha. Miguel Henrique, do SESI Jardim da Penha, disse que a boa vantagem no primeiro jogo importante para garantir a classificação: “No primeiro jogo fomos muito bem, no segundo, nem tanto. Mas estou feliz que conseguimos essa classificação. Agora é superar essa derrota, porque amanhã é um outro dia e vamos ter jogos importantes”.
Rivalidade em quadra, amizade fora
Após a partida, alunos das equipes que tinham acabado de se enfrentar mostraram na prática o que é espírito esportivo. O jogo tenso e disputado deu lugar a um bate-papo respeitoso e bem-humorado entre os atletas.

Pedro, do Heloísa Abreu, explicou que essa amizade vem sendo construída há um bom tempo, de competição em competição: “O jogo é pegado, tem contato. Isso é normal. Quando a gente vê que chegou muito forte, o negócio é pedir desculpa e deixar o que acontece na quadra dentro dela. Aqui fora, é outra história. A gente já conhece os meninos de outros torneios, inclusive”.
Decisões pela frente
As semifinais do handebol juvenil acontecem neste domingo, no ginásio da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória. Pela categoria masculina, o SESI Jardim Penha enfrenta o Irmã Maria Horta. O outro finalista sairá do confronto entre Darwin Aracruz e Marista.
Já entre as meninas, a primeira vaga na final será decidida por CELP e Marista. Quem ganhar, enfrenta as vencedoras do jogo entre Escola América de Vitória e São Camilo. As partidas acontecem a partir das 9h.