O Capixabão de 2026 terá a mesma fórmula de disputa da edição realizada este ano e vencida pelo Rio Branco. A manutenção do regulamento foi acertada no arbitral que aconteceu na segunda-feira (13), em um hotel em Vitória.
Por unanimidade, os clubes votaram pela manutenção da fórmula de disputa do campeonato.
A previsão de início do Capixabão é no dia 13 de janeiro. Já a final tem previsão de ser realizada no dia 28 de março.
“Foi definida a manutenção da fórmula de disputa. Em virtude do calendário nacional, a gente não tem uma margem para estar fazendo um formato diferente de competição. Inclusive, a gente está estendendo em quatro semanas além do prazo determinado pela CBF, que são 11 datas e a gente está fazendo em 15 datas”, explica o presidente da FES, Gustavo Vieira.
Quem vai jogar o Capixabão 2026
O Capixabão do ano que vem será disputado por 10 clubes, que vão em busca do título estadual e também de vagas nas edições de 2027 da Série D do Brasileiro, da Copa do Brasil e da Copa Verde.
Capixaba, Desportiva Ferroviária, Forte, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco, Rio Branco de Venda Nova, Serra, Vilavelhense e Vitória são as equipes que vão jogar a competição. A tabela da competição será definida por sorteio, a ser realizado futuramente.
Times do Capixabão 2026:
- Capixaba
- Desportiva Ferroviária
- Forte
- Porto Vitória
- Real Noroeste
- Rio Branco
- Rio Branco/VN
- Serra
- Vilavelhense
- Vitória
Fórmula de disputa do Capixabão 2026
Assim como aconteceu no campeonato de 2025, a fase de classificação será disputada com todos os 10 clubes se enfrentando em turno único (nove rodadas).
Os dois últimos são rebaixados para a Série B do Capixabão, enquanto os oito primeiros avançam para o mata-mata. As quartas de final, as semifinais e as finais acontecem em jogos de ida e volta.
Durante todo o mata-mata, os clubes que tiveram melhor colocação na primeira fase terão o mando de campo da segunda partida.
Além disso, apenas nas quartas de final, essas equipes terão também a vantagem do empate na soma dos placares dos dois jogos. Essa é a única mudança no regulamento, que foi aprovada pela maioria dos clubes. Nas semifinais e nas finais, em caso de empate na soma dos dois jogos, a disputa vai para os pênaltis.
Distribuição de vagas nas competições nacionais
O campeonato terá as mesmas 15 datas e 59 partidas disputadas. A distribuição de vagas para as competições nacionais também permanece igual.
O campeão do Capixabão garante vagas para a Série D do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde (Centro-Oeste). O vice-campeão se classifica para a Copa do Brasil do ano seguinte.
- Campeão do Capixabão: Copa do Brasil 2027, Série D do Brasileiro 2027, Copa Verde 2027
- Vice-campeão do Capixabão: Copa do Brasil 2027