
A fase infantil dos Jogos Estudantis do Espírito Santo 2025 (JOEES) começou nesta sexta-feira (8). No único jogo do dia no futsal feminino, a Escola SEB Vila Velha venceu a Escola da Ilha por 1 a 0 na estreia.
O gol marcado ainda no primeiro tempo atraiu olhares não só das famílias e dos torcedores nas arquibancadas, mas também de um gigante do futebol feminino no Brasil.
Isso porque a autora do gol foi a pequena Ana Luisa Lemos, que com apenas 10 anos já é monitorada pelo Corinthians.
Ela, inclusive, joga com uma faixa do Timão na cabeça. A atleta joga futsal há apenas dois anos, mas já mostra qualidade e potencial nos primeiros passos no esporte.

“Jogo desde os 8 anos. É um esporte muito legal e emocionante. A gente perde e a gente ganha. Eu gosto muito de jogar futsal”, disse Ana Luisa após o jogo.
Sonho de ser jogador profissional
Mesmo tão nova, ela já sabe o que pretende ser quando crescer: jogadora de futebol. Em 2025, ela viajou para São Paulo quatro vezes para passar por períodos de treinamentos e testes no Corinthians. A próxima viagem para voltar ao clube está marcada para dezembro.
Enquanto a volta ao Timão não chega, Ana segue mostrando sua qualidade pelo SEB Vila Velha nos Jogos Estudantis. Ela destaca que o gol foi importante para a vitória na estreia e sonha com o título dos jogos.
Foi muito bom eu fazer o gol da vitória. Nosso time quer muito ganhar esse campeonato, porque se ganharmos vamos disputar outros. Amanhã tem outro jogo e queremos ganhar para ir na final e ser campeão”
Ana Luisa Lemos, jogadora do SEB Vila Velha
Além do futsal, Ana Luisa ainda joga futebol soçaite e de campo. O pai dela, Ronald de Lemos, destaca a importância de campeonatos como os Jogos Estudantis para a formação das meninas tanto dentro como fora do esporte.
A importância desses campeonatos é a alegria das crianças, o desenvolvimento delas como pessoas e, lógico, que ganhar é fantástico. A Ana a cada dia tem melhorado mais, não só ela como as outras meninas”
Ronald de Lemos, pai da Ana Luisa
Com a vitória por 1 a 0 contra a Escola da Ilha, o SEB Vila Velha deu um passo importante rumo à classificação para a semifinal pelo Grupo A.
Os demais jogos da primeira fase do futsal feminino infantil serão realizados neste sábado (8), na Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, em Vitória.
Jogos do futsal masculino começam neste sábado
Os jogos do futsal masculino que estavam agendados para esta sexta-feira (7) precisaram ser remarcados por conta da chuva.
Com isso, a estreia do futsal masculino infantil no Jogos Estudantis ficou para o sábado (8), também na Sesport.
São Domingos vence no vôlei
Nesta sexta-feira também foi dada a largada para voleibol feminino infantil dos Jogos Estudantis 2025.
Na primeira partida da noite, o São Domingos mostrou que promete vir forte na briga pelo título da categoria. A escola venceu o Salesiano de Jardim Camburi por 2 sets a 0 no ginásio do Ifes, em Vitória.

No primeiro set, a vantagem da escola de Bento Ferreira foi significativa: vitória por 25 a 14. No segundo, o Salesiano até equilibrou a disputa, mas acabou derrotado por 25 a 20.
Isabela Neves, do São Domingos, comemorou a vitória logo na primeira partida dela pelos Jogos Estudantis.
“É uma emoção muito grande. Disputamos competições nacionais, mas isso aqui é bem diferente. Muito bom começar com uma vitória”, contou Isabela.
A camisa 10 também fez questão de valorizar a equipe: “Além de sermos amigas em quadra, somos amigas fora de quadra e acredito que isso é muito importante pra conseguirmos jogar bem”.

Outras cinco partidas fecharam a primeira noite do vôlei na modalidade infantil feminina:
- SEB Vila Velha 2 x 1 Crescer PHD
- São Camilo 0 x 2 Escola Americana
- SESI Laranjeiras 1 x 2 Marista
- Darwin Vitória 2 x 0 Darwin Vila Velha
- Sagrado Coração de Maria 2 x 0 Múltipla