Duelo na água

Segunda etapa do Estadual de Va'a tem duelo à parte na praia de Meaípe

Segunda etapa do Campeonato Estadual de Va'a acontece neste fim de semana na praia de Meaípe, em Guarapari, com destaques nacionais da canoa havaiana

Leitura: 4 Minutos
Estadual De Va'a (canoa havaiana)
Davi Nunes venceu a primeira etapa do Estadual de Va'a (Foto: Rodolfo Viana)

Depois de bater recorde de inscritos na primeira etapa, o Campeonato Estadual de Va’a chega em Guarapari para a segunda etapa da temporada. No sábado (26) e domingo (27), os melhores remadores de canoa havaiana do Espírito Santo estarão na praia de Meaípe.

Entre as várias disputas na raia, uma delas chama a atenção: a da categoria V1 open masculino.

Campeão da primeira etapa, disputada nos dias 31 de maio e 1º de junho na Curva da Jurema, em Vitória, Davi Nunes é um dos favoritos também em Meaípe, onde terá Robert Almeida como um dos seus principais adversários.

Ex-parceiros e, agora, adversários

Considerado um dos melhores do Brasil e com participação em competições internacionais nas últimas temporadas, Robert Almeida não competiu na primeira etapa do Estadual de Va’a.

A presença dele em Meaípe aumenta o nível da disputa, mas não tira o foco nem a confiança de Davi Nunes, que vive grande fase e foi quarto colocado no Brasileiro em Salvador (BA). Ele lembra que já foi parceiro de canoa do, agora adversário, Robert.

“Eu já coleciono alguns títulos estaduais em algumas categorias, e já ganhei também títulos junto com o Robert, remando com ele, no clube dele. Eu e o Robert, apesar do duelo, temos uma parceria de remar juntos e defender a mesma canoa”, conta Davi.

Davi Nunes, Va'a (Canoa Havaiana)
Davi Nunes durante treino: remador vive grande fase (Foto: Guilherme Leal)

O campeão da primeira etapa faz questão de destacar que há outros competidores com chances de vencer a etapa do fim de semana.

“Não encaro como um duelo específico. Esta expectativa é mais dos espectadores, dos nossos alunos, das pessoas que admiram no nosso trabalho. Os atletas ali, às vezes, têm outros objetivos, como eu tenho o Pan-Americano, o Robert tem o Mundial, e essas provas servem também de teste. E não tem só eu e o Robert. A gente tem vários atletas como o Pedrinho Weichert, o Matheus Loureiro, o Lélio Lacerda. São atletas que já vêm fazendo um bom trabalho e podem sim ganhar esta prova”, elogia.

Tempo dividido entre treinos e trabalho

Assim como a maioria dos competidores, Davi não vive exclusivamente da canoa havaiana. Mas tem conseguido, com o passar do tempo, melhorar as condições de treinamento e o resultado disso aparece nos resultados recentes.

“Venci a primeira etapa, fiquei em quarto lugar no Brasileiro, e este resultado me deu uma vaga pra representar o Brasil no Pan-Americano na llha de Páscoa, em Rapa Nui, em novembro. É minha melhor fase. Não sou atleta profissional, sou educador físico, preciso conciliar treinamento com trabalho pra me manter no esporte, mas acredito que hoje eu estou mais estruturado e estou na minha melhor fase. E pretendo continuar evoluindo porque quero resultados ainda melhores”, completa.

Programação com provas individuais e coletivas

Organizado pela Federação de Va’a do Espírito Santo (Fevaaes), o Campeonato Estadual é referência no Brasil e visa fortalecer o esporte, promover a integração entre equipes e valorizar o potencial natural e esportivo do Espírito Santo. A segunda etapa soma pontos para o ranking geral estadual, sendo essencial para os atletas que almejam destaque no circuito.

A largada das provas será na praia de Meaípe, próxima ao novo calçadão de pedestres, local escolhido por sua estrutura e pelas condições ideais de mar para a prática do esporte.

A programação contará com largadas a partir das 7 horas, para provas das categorias V1, V1R, V2R, V3, OC6 e V6, com distâncias que variam entre 6 e 14 quilômetros. Estão previstas baterias para atletas estreantes, parava’a, juniores, masters e open, tanto no feminino quanto no masculino.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024