Depois de bater recorde de inscritos na primeira etapa, o Campeonato Estadual de Va’a chega em Guarapari para a segunda etapa da temporada. No sábado (26) e domingo (27), os melhores remadores de canoa havaiana do Espírito Santo estarão na praia de Meaípe.
Entre as várias disputas na raia, uma delas chama a atenção: a da categoria V1 open masculino.
Campeão da primeira etapa, disputada nos dias 31 de maio e 1º de junho na Curva da Jurema, em Vitória, Davi Nunes é um dos favoritos também em Meaípe, onde terá Robert Almeida como um dos seus principais adversários.
Ex-parceiros e, agora, adversários
Considerado um dos melhores do Brasil e com participação em competições internacionais nas últimas temporadas, Robert Almeida não competiu na primeira etapa do Estadual de Va’a.
A presença dele em Meaípe aumenta o nível da disputa, mas não tira o foco nem a confiança de Davi Nunes, que vive grande fase e foi quarto colocado no Brasileiro em Salvador (BA). Ele lembra que já foi parceiro de canoa do, agora adversário, Robert.
“Eu já coleciono alguns títulos estaduais em algumas categorias, e já ganhei também títulos junto com o Robert, remando com ele, no clube dele. Eu e o Robert, apesar do duelo, temos uma parceria de remar juntos e defender a mesma canoa”, conta Davi.
O campeão da primeira etapa faz questão de destacar que há outros competidores com chances de vencer a etapa do fim de semana.
“Não encaro como um duelo específico. Esta expectativa é mais dos espectadores, dos nossos alunos, das pessoas que admiram no nosso trabalho. Os atletas ali, às vezes, têm outros objetivos, como eu tenho o Pan-Americano, o Robert tem o Mundial, e essas provas servem também de teste. E não tem só eu e o Robert. A gente tem vários atletas como o Pedrinho Weichert, o Matheus Loureiro, o Lélio Lacerda. São atletas que já vêm fazendo um bom trabalho e podem sim ganhar esta prova”, elogia.
Tempo dividido entre treinos e trabalho
Assim como a maioria dos competidores, Davi não vive exclusivamente da canoa havaiana. Mas tem conseguido, com o passar do tempo, melhorar as condições de treinamento e o resultado disso aparece nos resultados recentes.
“Venci a primeira etapa, fiquei em quarto lugar no Brasileiro, e este resultado me deu uma vaga pra representar o Brasil no Pan-Americano na llha de Páscoa, em Rapa Nui, em novembro. É minha melhor fase. Não sou atleta profissional, sou educador físico, preciso conciliar treinamento com trabalho pra me manter no esporte, mas acredito que hoje eu estou mais estruturado e estou na minha melhor fase. E pretendo continuar evoluindo porque quero resultados ainda melhores”, completa.
Programação com provas individuais e coletivas
Organizado pela Federação de Va’a do Espírito Santo (Fevaaes), o Campeonato Estadual é referência no Brasil e visa fortalecer o esporte, promover a integração entre equipes e valorizar o potencial natural e esportivo do Espírito Santo. A segunda etapa soma pontos para o ranking geral estadual, sendo essencial para os atletas que almejam destaque no circuito.
A largada das provas será na praia de Meaípe, próxima ao novo calçadão de pedestres, local escolhido por sua estrutura e pelas condições ideais de mar para a prática do esporte.
A programação contará com largadas a partir das 7 horas, para provas das categorias V1, V1R, V2R, V3, OC6 e V6, com distâncias que variam entre 6 e 14 quilômetros. Estão previstas baterias para atletas estreantes, parava’a, juniores, masters e open, tanto no feminino quanto no masculino.