
A seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas estreou na Copa América com vitória sobre o Canadá por 70 a 62, na tarde deste sábado (9), no ginásio Coliseo Cayetano Cañizares, em Bogotá, na Colômbia.
A cestinha brasileira e do confronto, válido pela primeira rodada do Grupo B do torneio, foi Paola Klokler, que anotou 28 pontos, pegou oito rebotes e ainda deu seis assistências.
Paola e Gabriela Oliveira são jogadoras do Irefes/Sesport, time capixaba que é um dos principais do País.
Vitória histórica para o Brasil
Esta foi a primeira vez que a seleção brasileira feminina vence o Canadá. Animadas, as brasileiras agora miram o título inédito.

As melhores campanhas do Brasil na história da competição foram duas medalhas de bronze — ambas conquistadas contra a Argentina: em 2017 e 2022.
“Nossa, é um sonho sendo realizado! Nós estamos batendo na trave há muito tempo! Nós entendemos o tamanho da vitória de hoje, estamos muito felizes, mas já estamos focando nos próximos objetivos dentro do campeonato”, destacou Paola.
Como foi o jogo
O Brasil começou a partida com bastante dificuldades e ficou praticamente os dois primeiros quartos atrás do placar. Conseguiu virar nos minutos finais e foi para o intervalo com seis pontos de vantagem: 36 a 30.
No terceiro período, por mais que as canadenses tenham feito mais pontos (20 a 17), as brasileiras mantiveram a dianteira, que foi ampliada no último quarto: 70 a 62.
Agora, a equipe comandada pela gaúcha Evelyn Cristine Barbian vai enfrentar as anfitriãs colombianas neste domingo (10), a partir das 17h15 (horário de Brasília).
A competição reúne oito seleções: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, México, El Salvador, Estados Unidos e Canadá. Estão em disputa duas vagas diretas para o Campeonato Mundial de 2026, em Ottawa, no Canadá, além de duas outras vagas para o Torneio de Repescagem, que definirá as últimas classificadas para o Mundial.
Jogos do Brasil na Fase de Grupos
- Sábado (9)
Canadá 62 x 70 Brasil - Domingo (10)
17h15 – Brasil x Colômbia - Segunda-feira (11)
11h – El Salvador x Brasil