Futebol feminino

Seleção brasileira feminina vai à final da Copa América e garante vaga na Olimpíada

Seleção brasileira feminina goleia o Uruguai e vai decidir o título da Copa América no sábado contra a Colômbia

Leitura: 3 Minutos
29-07-2025 - Brasil vs Uruguai - Copa America FEM 2025_-116 tos : Lívia Villas Boas / CBF
(Foto: Lívia Villas Boas/CBF)

A seleção brasileira feminina de futebol garantiu vaga na final da Copa América ao derrotar o Uruguai por 5 a 1, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador. As comandadas do técnico Arthur Elias vão enfrentar a Colômbia na decisão, sábado (2), às 18 horas.

O Brasil vai buscar a nona conquista em 10 edições da competição. As duas seleções finalistas da Copa América garantiram também a participação nos próximos Jogos Olímpicos, em Los Angeles-2028.

A seleção chega à final de forma invicta. O Brasil, na fase de grupos, liderou o Grupo B, com três vitórias e um empate. As brasileiras bateram a Venezuela por 2 a 0, golearam a Bolívia por 6 a 0 e depois o Paraguai por 4 a 1. Ainda empatou em 0 a 0 com a Colômbia.

29-07-2025 - Brasil vs Uruguai - Copa America FEM 2025_-116 tos : Lívia Villas Boas / CBF
Marta fez o seu primeiro gol na Copa América (Foto: Lívia Villas Boas/CBF)

“Estou feliz que consegui jogar bem, mesmo com a altitude tendo dificultado um pouquinho. Mas quando a gente tinha a bola sabia o que fazer, principalmente quando encontrava os passes entre linhas”, avaliou a craque Marta, que fez o seu primeiro gol na Copa América.

Como foi a goleada brasileira

O Uruguai tentou surpreender no início, ao ir para o ataque. A goleira Cláudia, que substituiu Lorena, suspensa por causa da expulsão no jogo com a Colômbia, fez bela defesa em finalização de Wendy Carballo, logo aos quatro minutos.

O Brasil respondeu com Amanda Gutierres e Gio Garbelini. E abriu o placar aos dez minutos, após cruzamento de Marta na cabeça de Amanda Gutierres: 1 a 0. Dois minutos depois, Gio Garbelini fez o segundo gol brasileiro.

Aos 36, Isa Haas foi derrubada na área. Pênalti, que Marta cobrou com categoria, aos 26 minutos para fazer 3 a 0.

Um gol contra de Isa Haas, aos cinco minutos da etapa final, deu sobrevida às uruguaias, que aos oito minutos quase chegaram ao segundo gol em falta cobrada por Fefa Lacoste. Cláudia fez mais uma boa defesa.

A maior qualidade técnica do Brasil fez a diferença, aos 19 minutos, quando Amanda Gutierres cobrou falta para fazer o quarto gol.

Daí para frente i jogo ficou em ritmo de treino, com as seleções se preocupando mais em atacar. E um chutão da zaga do Brasil encontrou Dudinha no campo de ataque para fazer o quinto gol, concretizando a goleada brasileira.