Já classificada para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira venceu o Chile por 3 a 0 nesta quinta-feira (4), no Maracanã, pela penúltima rodada das Eliminatórias, em jogo que trouxe algumas boas impressões, apesar de o adversário ser o lanterna da disputa.
Estêvão foi um dos destaques da partida e marcou seu primeiro gol pelo Brasil. Luiz Henrique, que entrou no segundo tempo, também se destacou na Seleção Brasileira, que começa a ganhar uma cara para a Copa do Mundo de 2026.
A noite foi especial também para Lucas Paquetá, que voltou a defender a Seleção após quase um ano, agora inocentado das acusações de que teria participado de um esquema de manipulação para favorecer apostadores. O ex-jogador do Flamengo marcou o segundo gol do jogo.
Como fica a tabela
A Seleção Brasileira fecha a 17ª e penúltima rodada das Eliminatórias na vice-liderança, com 28 pontos. A líder é a Argentina, que venceu a Venezuela por 3 a 0, em Buenos Aires, no provável último jogo de Messi pela seleção em seu país.
Além de Argentina e Brasil, também se classificaram para a Copa do Mundo o Uruguai, Equador, Colômbia e Paraguai.
Como foi o jogo no Maracanã
Já classificado, o Brasil tratou de pressionar o lanterna da competição. O quarteto ofensivo formado por Raphinha, Estêvão, João Pedro e Martinelli buscava trocas rápidas de passe, mas esbarrou na defesa chilena.
Foi de um lance coletivo, originado por boas leituras de jogo individuais, que nasceu o gol brasileiro. João Pedro se apresentou na intermediária e desmontou a defesa com um passe de primeira para Douglas Santos, que tocou para Raphinha finalizar quase na pequena área. A bola desviou no goleiro Vigoroux e foi colocada na rede por Estêvão, de meia-bicicleta, quase em cima da linha.
O primeiro tempo terminou sem o Chile conseguir qualquer finalização, e pouco mudou na segunda etapa.
As substituições feitas por Ancelotti, especialmente as entradas de Lucas Paquetá e Luiz Henrique, deram à Seleção a dinâmica que o jogo exigia.
Um cruzamento do ex-atacante do Botafogo permitiu que Lucas Paquetá balançasse a rede em seu retorno à Seleção após quase um ano. Poucos minutos depois, Luiz Henrique tabelou com Bruno Guimarães e bateu para o gol. A bola desviou no goleiro, mas sobrou para Bruno Guimarães completar para a rede.
BRASIL 3 X 0 CHILE
- BRASIL: Alisson; Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro (Andrey Santos) e Bruno Guimarães; Raphinha (Richarlison), Estêvão (Luiz Henrique), João Pedro (Kaio Jorge) e Martinelli (Paquetá). Técnico: Carlo Ancelotti.
- CHILE: Lawrence Vigoroux; Ivan Román, Paulo Díaz e Maripán; Hormazábal, Vicente Pizarro, Loyola (Echeverría) e Suazo; Cepeda (Assadi), Aravena (Maxi Gutiérrez) e Brereton Díaz (Tapia). Técnico: Nicolás Córdova.
- GOLS: Estêvão, aos 37 minutos do primeiro tempo. Lucas Paquetá, aos 26, e Bruno Guimarães, aos 30 minutos do segundo tempo.
- ÁRBITRO – Alexis Herrera (Venezuela)
- RENDA: R$ 9.333.000.
- PÚBLICO: 57.326 presentes.
- LOCAL: Maracanã, no Rio.