Deu dobradinha do Espírito Santo no Campeonato Brasileiro de Seleções. Uma semana depois de comemorar o título brasileiro na categoria sub-16 masculino, o Estado voltou ao topo do pódio, agora, com a seleção capixaba sub-16 feminina de vôlei.
A equipe venceu Goiás na final por 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 26/24), na tarde de domingo (14) no CT da Confederação Brasileira de Vôlei, em Saquarema (RJ).
Com o título, o Espírito Santo sobe para a Divisão Especial da categoria em 2026, se juntando às melhores equipes do Brasil. Um feito inédito, já que o Estado estará na elite em duas categorias numa mesma temporada: sub-16 masculino e feminino.
“É um momento de muita felicidade e de muita comemoração, pois em duas semanas, subimos duas seleções. É agradecer a todo que colabora com a gente, aos pais, comissões, atletas. É dar os parabéns a todo mundo que participou. A Fesv tá muito contente. Temos que agradecer também ao secretário Nunes, da Sesport, que nos apoia com estrutura sempre que precisamos. Estamos colhendo os resultados de um trabalho que começou em 2022 e agora temos responsabilidade maior para, no ano que vem, fazer um papel ainda melhor”, vibra o presidente da Federação Espírito-Santense de Vôlei, Celso Silva.
ES domina a seleção do campeonato
Campeã brasileira, da seleção capixaba dominou também a seleção do campeonato. As centrais Manuela Alvarenga e Isabela Negrelli foram eleitas as melhores da posição.
Já a oposto Julia Zon levou o prêmio de melhor jogadora (MVP) do campeonato.
“Eu tô muito realizada. É um sonho que o nosso time vem trabalhando desde o início do ano pra poder conquistar. E esse sonho se realizou! Conseguimos ir para a Divisão Especial. É muito orgulho”, comemorou Julia Zon, 14 anos e 1,80m de altura.
A treinadora Pollianny Alves da Silva foi eleita a melhor da competição.
“Essa competição é o sonho de todos os atletas e também das comissões técnicas. Tivemos todo um processo pra estar aqui e representamos da melhor forma, dando tudo de nós, com todo amor pelo voleibol, pelo nosso Estado, pelas pessoas que torcem por nós”,destacou a treinadora.
Confira o elenco da seleção capixaba sub-16:
- Levantadoras: Milena Alvarenga e Marina Santos
- Ponteiras: Leticia Collodetti, Rafaella Novais, Helena Cortoletti e Gabriela Francilino
- Centrais: Manuela Alvarenga, Isabela Negrelli, Maria Clara Sabadini
- Opostos: Julia Zon e Maria Eduarda Schunk
- Líbero: Manuela Scardua
- Comissão técnica: Pollianny Alves da Silva e Antônio Roberto de Oliveira
Título teve revanche na final
A conquista do título neste domingo teve sabor de revanche para a seleção capixaba. Afinal, a campanha só não foi invicta porque o Espírito Santo sofreu uma derrota na fase de grupos, justamente para Goiás, por 3 sets a 0, na segunda rodada.
Depois, o time azul e rosa não perdeu mais nenhuma partida e fechou a campanha com a vitória por 3 a 0 sobre Goiás e o troféu de campeão brasileiro. A líbero Manu Scardua foi eleita a melhor jogadora da final.
Veja a campanha:
Fase de grupos
- ES 3 x 1 RO
- ES 0 x 3 GO
- ES 3 x 0 TO
- ES 3 x 0 MA
Semifinal
- ES 3 x 1 RN
Final
- ES 3 x 0 GO