A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou, neste domingo (7), a medalha de bronze no Campeonato Mundial, disputado em Bangkok, na Tailândia. O Brasil venceu o Japão por por 3 sets a 2, com parciais de 25/12, 25/17, 19/25, 27/29 e 18/16.
A suada vitória contra as japonesas rendeu ao Brasil a sexta medalha em 18 participações no Mundial. A seleção feminina tem agora tem quatro pratas (1994, 2006, 2010 e 2022) e dois bronzes (2014 e 2025).
A ponteira e capitã Gabi foi o destaque na disputa pelo bronze, com 35 pontos (33 pontos de ataque, um de bloqueio e um de saque).
A também ponteira Júlia Bergmann marcou 13 pontos (12 pontos, um bloqueio), enquanto a oposta Rosamaria acrescentou 11, com oito pontos e três bloqueios.
“Merecemos. Não poderíamos sair da Tailândia sem subir ao pódio e ganhar uma medalha. Foi assim que me senti durante toda a partida de hoje e pude sentir o mesmo das minhas companheiras de equipe. Estou orgulhosa de termos conseguido mudar o foco para a disputa do terceiro lugar. Foi difícil jogar outro tie-break depois de termos perdido um para a Itália no dia anterior. Mas lutamos umas pelas outras, mantivemos o nível alto nos momentos difíceis e mostramos que temos a força mental para isso”, comemorou Gabi.
Como foi a partida
O Brasil inaugurou o placar e dominou todo o primeiro set. Na parcial, o time de Zé Roberto abriu uma diferença de até 13 pontos sobre as japonesas, sobretudo graças ao forte bloqueio liderado por Júlia Kudiess. A má atuação das adversárias permitiu que as brasileiras mostrassem um desempenho bom e tranquilo, levando o set em poucos minutos por 25 a 12.
A boa atuação de Gabi rendeu ao Brasil a segunda parcial, quando as japonesas começaram a reagir — um presságio do que seria o terceiro set. Desta vez, a parcial foi mais equilibrada, com poucos pontos de diferença durante os primeiros momentos da volta do intervalo. O Brasil, porém, voltou a abrir vantagem, fechando o set e deixando as adversárias presas nos 17 pontos.
No terceiro set, as brasileiras só iniciaram a recuperação após cinco pontos das japonesas. Apesar de buscar reagir e reduzir a diferença, o conjunto verde e amarelo não conseguiu superar a organização e os aces do Japão, que fechou em 25 a 19.
As brasileiras voltaram mais ligadas no quarto set e abriram 5 a 0, dispostas a fechar o jogo, mas o alívio durou pouco. O Brasil levou a virada e precisou correr atrás para tentar diminuir a vantagem e alcançar a pontuação do Japão, que levou o set por 29/27.
A disputa se manteve acirrada no tie-break, com as duas equipes duelando ponto a ponto. Desta vez, porém, diferentemente dos dois sets anteriores, o Brasil levou a melhor, contando mais uma vez com o brilho da ponteira Gabi, fechando a última parcial do jogo em 18 a 16 no match point.