Lista pequena

Ancelotti na Seleção: italiano será o quarto treinador estrangeiro; veja a lista

O italiano Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira, quebrando tabu de 60 anos do cargo

Filpo Nuñez
(Foto: Reprodução)

Anunciado como novo treinador da Seleção Brasileira, o italiano Carlo Ancelotti entra para uma lista bem curta de estrangeiros que dirigiram o Brasil. Foram apenas três, até o aúncio feito nesta segunda-feira (12) pela CBF.

Antes de Ancelotti, a Seleção Brasileira teve o uruguaio Ramón Platero, o português Joreca e o argentino Filpo Núñez como treinadores em sua história.

Último estrangeiro foi há 60 anos

O último treinador estrangeiro da Seleção Brasileira foi Filpo Núñez, há 60 anos, em 1965, inserido em um contexto muito específico.

Na época, ele era treinador do Palmeiras, que foi escolhido para representar a Seleção Brasileira em duelo com o Uruguai, no jogo de inauguração do Mineirão. Assim, o argentino comandou seus jogadores palmeirenses vestidos com a camisa do Brasil.

Ao fim da partida, vitória brasileira por 3 a 0, com gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano. Em 1969, Núñez se naturalizou brasileiro.

Quem foram os outros estrangeiros na Seleção

O português Jorge Gomes de Lima, o Joreca, dirigiu a Seleção Brasileira em 1944, porém dividia a função com o brasileiro Flávio Costa, conhecido principalmente por seu trabalho no futebol carioca.

A parceria durou apenas dois jogos contra o Uruguai, ambos vencidos pelo Brasil: por 6 a 1 e 4 a 0. Em 1945, Costa passou a comandar a equipe sozinho.

Já o primeiro estrangeiro de todos foi o uruguaio Ramón Platero, que também já treinou a seleção do próprio país. Ele fez sucesso treinando o Vasco, por isso treinou a Seleção no Sul-Americano de 1925.

O torneio foi disputado em turno e returno, com a participação de Brasil, Argentina e Paraguai. Os brasileiros venceram os dois jogos contra os uruguaios, mas perderam por 4 a 1 e empataram por 2 a 2 nos duelos com os argentinos, que acabaram o campeonato como campeões.

Treinadores estrangeiros da Seleção Brasileira

  • Ramón Platero (URU): 1925 (4 jogos)
  • Joreca (POR): 1944 (2 jogos)
  • Filpo Núñez (ARG): 1965 (1 jogo)