Patrick comemorando gol de pênalti
Foto: Alef Jordan/Capixaba Esporte

De volta à elite do futebol capixaba, o Serra conquistou sua primeira vitória na noite desta sexta-feira (16) e com grande estilo. O tricolor goleou a Desportiva por 3 a 0 no estádio Robertão, na Serra, na abertura da segunda rodada do Capixabão 2026.

Com o resultado, o Serra assume a liderança da tabela. O Cobra-Coral chega aos quatro pontos, um a mais que Porto Vitória, Forte e Vitória, que ainda jogam na rodada.

Já a Desportiva, que vinha de vitória sobre o Rio Branco de Venda Nova por 3 a 1 na estreia, estacionou nos três pontos e perdeu a primeira posição. O time pode despencar na tabela, dependendo dos outros resultados da rodada.

Expulsão ainda no primeiro tempo

O jogo começou complicado para o tricolor serrano, que chegou a ser pressionado pelo adversário. Porém, aos 41 minutos do primeiro tempo, um lance marcou a virada de chave: Wilian Simões cometeu pênalti e foi expulso. Na cobrança, Patrick abriu o placar para o Serra.

O segundo tempo foi um verdadeiro passeio tricolor. Pepeu fez o segundo gol, aos 10 minutos, e Janelson (contra) marcou o terceiro aos 14. A Desportiva ainda teve Ruan expulso, ficando com dois jogadores a menos.

Pepeu fez o segundo gol do Serra no Robertão. Foto: André Serrão/Click do Lance

Com o resultado, o Serra assume momentaneamente a liderança da tabela. A Cobra-Coral chega aos 4 pontos, um a mais que Porto Vitória, Forte e Vitória, que ainda jogam na rodada.

A Desportiva, que vinha de vitória na estreia, estacionou nos três pontos e perdeu a 1ª posição. O time pode despencar na tabela, dependendo dos outros resultados da rodada.

Como foi o jogo

O jogo começou elétrico, com a Desportiva chegando com perigo logo aos dois minutos. Tiago Moura cobrou falta direto para o gol e Pedro Henrique voou para defender. No lance seguinte, o goleiro do Serra se atrapalhou com o zagueiro Yuri ao sair jogando e a bola sobrou para Yan, que ajeitou e bateu na trave.

A Locomotiva seguiu pressionando e, aos 13 minutos, Jairo tocou por cobertura e Yan chegou batendo cruzado. A bola passou com muito perigo, rente à trave do goleiro Pedro Henrique. Em mais um lançamento de Jairo, aos 33 minutos, Robert invadiu a área sozinho e bateu para o gol, mas Pedro Henrique espalmou para a linha de fundo.

Mas o lance que mudou o jogo foi favorável ao Serra. Aos 41 minutos, em lançamento de Patrick para Marcudinho, a bola parecia tranquila para o lateral grená Wilian Simões, mas ele tropeçou, deu um presente para o atacante tricolor, cometeu a penalidade e acabou expulso. Patrick fez a cobrança e deslocou o goleiro Zanette, fazendo 1 a 0 para o Serra.

Camisa 9 abriu o placar de pênalti no final do primeiro tempo. Foto: André Serrão/Click do Lance

Com um a mais, Serra passeou no segundo tempo

O jogo mudou totalmente de figura no segundo tempo com a vantagem numérica para o Serra. Com três minutos de segunda etapa, o tricolor teve um gol anulado pelo VAR. Em escanteio para a área, o zagueiro Yuri fez um belo gol de perna esquerda após bate e rebate, mas o árbitro de vídeo flagrou impedimento de Patrick na jogada.

Aos sete, o Serra chegou mais uma vez, com cruzamento de Marcudinho e finalização fraca de Patrick, que facilitou a defesa de Zanette.

O Serra fez 2 a 0 aos 10, com Pepeu pegando rebote de chute de fora da área do Dandan e completando para o gol vazio.

Logo na sequência, com 14 minutos, ampliou ainda mais o placar. Pepeu fez fila na entrada da área, tocou para Marcudinho, que rolou para Patrick na pequena área. Sem goleiro, o camisa 9 furou, mas a bola pegou no zagueiro Janelson e acabou entrando: 3 a 0.

Patrick comemorando o terceiro gol do Serra, marcado por Janelson contra. Foto: André Serrão/Click do Lance

A Desportiva teve mais um jogador expulso, aos 14 minutos. Ruan, que já tinha amarelo, cometeu falta dura no campo de ataque, recebeu o segundo cartão e foi para o chuveiro mais cedo. Com dois a menos, a missão da Locomotiva ficou ainda mais complicada.

O Serra controlou a partida e teve mais chances para ampliar o placar. Damasceno teve uma oportunidade aos 35 minutos. Na sequência, o time da casa desperdiçou um tiro livre indireto dentro da área, após Zanette pegar a bola com as mãos de forma irregular.

Próximos jogos

Pela terceira rodada do Capixabão 2026, o Serra vai enfrentar o Real Noroeste no José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, na próxima quinta-feira (22), às 18h30.

A Desportiva volta a campo contra o Vilavelhense em casa, no Engenheiro Araripe, na terça-feira (20), a partir das 20h.

Serra 3 x 0 Desportiva

SERRA: Pedro Henrique; Rossales, Ruan, Yuri, Conrado; Walney, Fabio da Silva, Dandan (Damasceno); Marcudinho (Bruno Paixão), Pepeu (Hygor), Patrick (Chico). Técnico: Leomir Silveira.

DESPORTIVA: Zanette; Jairo (Kevin), Janelson (Wesley), Vinicius, Wilian Simões; Ruan, Mariano; Gilberto, Tiago Moura (Jorge Mendes), Yan de Jesus (Alex Galo), Robert (Jhonatan). Técnico: Rodrigo César

GOLS: primeiro tempo — Patrick, aos 41 minutos. Segundo tempo — Pepeu, aos 10 minutos, Janelson (contra), aos 14

ÁRBITRO: Arthur Gomes Rabelo

RENDA: R$ 12.760,00

PÚBLICO: 631 presentes

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.