O Serra voltou! Rebaixado em 2024, quando caiu junto do Estrela, o Serra Futebol Clube está de volta à elite do futebol capixaba e vai disputar o Capixabão em 2026.
O retorno foi garantido na noite desta sexta-feira (3), com a vitória por 3 a 2 sobre o Linhares, no Robertão, em Serra. O tricolor serrano havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, no Conilon.
Classificado para a final da Série B, o Serra aguarda agora pelo seu adversário na decisão, que será Forte ou Estrela. Os dois times se enfrentam neste sábado, às 16h30, no Sumaré, e o Forte joga pelo empate porque venceu o jogo de ida por 2 a 1.
O campeão voltou!
Maior vencedor do Capixabão no século XXI, com cinco dos seus seis títulos conquistados a partir de 2001 — foi campeão em 1999, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2018 —, o Serra vai voltar ao Capixabão em 2026.
O retorno vem em grande estilo. Com várias contratações que defenderam o Vitória na campanha do título da Copa Espírito Santo, o Cobra-Cobral fez a melhor campanha da fase de classificação, com 18 pontos. Foram seis vitórias e apenas uma derrota — para o Estrela, por 2 a 1, na quarta rodada.
Nas semifinais, passou pelo Linhares e garantiu o lugar na final e, consequentemente, no Capixabão do ano que vem.
Como foi a classificação do Serra
Por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, fora de casa, o Serra entrou em campo nesta sexta-feira podendo perder por um gol de diferença para, ainda assim, confirmar a classificação para a final da Série B.
A vantagem aumentou aos 11 minutos, quando João Paulo, de cabeça, abriu o placar para a equipe tricolor. O Linhares tentou voltar ao jogo e empatou com Wendy, aos 20. Mas João Paulo, aos 43, fez 2 a 1 para o Serra.
No segundo tempo, Thaylan empatou para o Linhares novamente, logo no início, aos quatro minutos. Só que Magatão fez o terceiro do tricolor serrano, aos 28, e definiu o placar.