Atual campeã brasileira de parasurfe na categoria para surdos, a capixaba Aline Lopes está na reta final de preparação para buscar o bicampeonato. A competição deste ano será disputada entre os dias 2 e 5 de outubro em Porto de Galinhas (PE) e vale como seletiva para o Mundial de Parasurfe da Associação Internacional de Surfe (ISA).
Natural de Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, Aline é uma das favoritas à vaga no Mundial, que acontecerá de 2 a 7 de novembro em Oceanside, Califórnia, nos EUA.
Para isso, sempre que pode se desloca até Praia Grande, em Fundão, onde treina no projeto Surf com Elas.
“Eu estou bem focada, treinando, seguindo as orientações da minha ‘coach’ Isabella e ansiosa para mais uma competição nacional importante. Às vezes, fico um pouco triste porque onde eu moro tem praia, mas não tem ondas, e nem sempre posso estar indo pra Praia Grande fazer meus treinos lá. Mas espero poder fazer o meu melhor e trazer esse bicampeonato comigo”, conta Aline.
A conquista do título brasileiro no ano passado mexeu com a rotina da surfista, que passou a ser referência e inspiração para outras pessoas.
“Minha vida mudou radicalmente e eu estou muito feliz e agradecida. Muitas pessoas passaram a acompanhar meu trabalho, querendo saber como faz pra participar, querendo treinar comigo e surfar comigo”, conta Aline.
Sonho de surfar no Japão
Na reta final de preparação para o Brasileiro em Porto de Galinhas, a capixaba espera voltar ao pódio e sonha com a participação nas Olimpíadas para Surdos deste ano, em novembro, no Japão.
“Surgiu o convite para eu participar da competição. Mas para eu realizar esse grande sonho, preciso de verbas para custear toda a minha viagem, hospedagem e alimentação e da minha treinadora. Mas estou confiante que irei conseguir o meu bicampeonato e também poder ir para o Japão e trazer mais um troféu”, completa Aline.