
Uma treinadora de futebol decidiu usar a inteligência artificial para ajudar a vencer uma partida. A revelação foi feita pela técnica Laura Harvey, treinadora do Seattle Reign, equipe da Liga Nacional de Futebol Feminino (NWSL) dos Estados Unidos.
Em entrevista ao portal Soccerish, Harvey revelou que teve a curiosidade de usar o ChatGPT para decidir qual seria o melhor esquema tático para a temporada.
Ela explicou que começou fazendo várias perguntas à ferramenta de IA, até receber análise detalhadas de como vencer equipes da liga.
“Um dia, durante a pré-temporada, eu estava digitando coisas no ChatGPT, tipo, ‘qual é a identidade do Seattle Reign?’ E ele cuspia a resposta. E eu pensava ‘não sei se isso é verdade ou não’. Aí, eu digitei ‘qual formação você deve usar para vencer os times da NWSL?’ e ele cuspia a resposta para todos os times da liga e a formação que você deveria usar. E para dois times, a resposta foi ‘você deve jogar com cinco na defesa’. Então eu joguei assim. Sem brincadeira, foi por isso que eu fiz”
Laura Harvey, treinadora do Seattle Reign
A sugestão de que ela mudasse para uma formação com cinco defensoras contra algumas adversárias da National Women Soccer League (NWSL) deu certo. O Seattle Reign jogou com uma linha de cinco defensoras em vários outros momentos desta temporada, o que resultou em uma melhora significativa nos resultados em comparação com 2024.
O time terminou em penúltimo lugar na NWSL na temporada passada, mas está em quarto lugar na liga, dentro da zona de classificação para os playoffs.
 
					 
			
		 
			
		 
						 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		