Desabafo

Técnico faz desabafo sobre nova geração de jogadores de futebol: "Geração dos elogios"

Treinador do Tigres de Aracruz, equipe de futebol de base do Espírito Santo, faz comparação entre gerações de jogadores de futebol

Leitura: 2 Minutos
Técnico Raí de Sousa, do Tigres de Aracruz, faz desabafo
(Foto: Reprodução/Instagram @tigresdearacruz @kaikyfotoesportiva

O técnico Raí de Sousa, do Tigres de Aracruz, publicou um vídeo nesta terça-feira (30) com um forte desabafo sobre o comportamento da nova geração de jogadores de futebol.

O treinador, que trabalha com jogadores de cinco a 15 anos de idade, conta que vinha guardando para si uma reflexão, mas que decidiu compartilhar o que sentia em um vídeo. Na publicação, ele classifica a nova geração como “Geração dos Elogios”.

Natural do Rio de Janeiro, Raí lembra quando iniciou na profissão de treinador e faz uma relação com o que costuma encontrar nos dias atuais. Para ele, falta comprometimento e dedicação aos jogadores mais novos.

“Antigamente, os garotos pegavam mais de um ônibus, tomavam cascudo porque pulavam a roleta, chegavam gripados pra treinar e treinavam. Gostavam, respeitavam. Garotos que a gente cobrava e, quanto mais a gente cobrava, mais jogavam. Mas mudou. Este tipo de garoto você não vê mais. Hoje em dia, é cremezinho, xampu, tem que primeiro ajeitar o cabelo porque é mais importante. Hoje, ser der um bronca, nós somos os malvados e ainda tenho que escutar de algumas pessoas que o meu método é arcaico. Até pode ser, mas é por isso que o futebol tá no patamar que está”, desabafou Raí.

Veja o vídeo:

“Fiquei com um pouco de medo de me expor”

O treinador do Tigres garante que o vídeo não foi motivado por nenhum comportamento específico. Ele explica que a opinião é uma constatação do que ele tem visto nos últimos anos trabalhando com futebol de base.

“Eu tô indo pra terceira década trabalhando com futebol e é nítido que há mudanças de comportamento. A criação dos pais mudou, os filhos mudaram. A garotada hoje não é a garotada de antigamente. As crianças têm até mais oportunidades, mas elas não querem mais como antigamente. Hoje, os pais obrigam as crianças a jogar futebol porque veem o futebol como meio de ganho financeiro. Futebol virou um mercado muito ganancioso. Vejo também aqui essas coisas de forma corriqueira e senti no coração a vontade de fazer o vídeo. Fiquei um pouco com medo, porque tem muito hater e a gente se expõe quando fala assim. Mas foi bem aceito”, explicou Raí de Sousa, em conversa com o Folha Vitória.

O Tigres de Aracruz é uma equipe de futebol de base do município de Aracruz. O clube disputa a Copa Espírito Santo em um parceria com o Ibiraçu e está nas categoria sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024