
Abel Ferreira, do Palmeiras, e Filipe Luís, do Flamengo, terminam o ano de 2025 entre os melhores técnicos do mundo segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
O ranking atualizado foi publicado na segunda-feira (22), com o espanhol Luis Enrique, do PSG, na liderança.
O português Abel Ferreira é o nono colocado, uma posição acima do rubro-negro Filipe Luís, que divide o 10º lugar com o croata Krunoslav Jurcić, do Pyramids FC, que foi adversário do Flamengo na semifinal da Copa Intercontinental.

Os treinadores de Palmeiras e Flamengo e o croata Jurcić são os únicos de clubes de fora da Europa no ranking. O italiano Simone Inzaghi, do Al-Hilal, figura em sétimo, mas também treinou a Inter de Milão em 2025.
“Após o sucesso de 2015 com o Barcelona, Luis Enrique conquista seu segundo prêmio de Melhor Treinador de Clubes do Mundo da IFFHS, em 2025, com o Paris Saint-Germain. Ele soma 222 pontos, uma vitória incontestável graças aos seis títulos conquistados com seu clube e ao futebol impressionante apresentado pela equipe”, publicou a IFFHS.
O ranking é feito por meio de votação de integrantes da IFFHS, composta por jornalistas e especialistas em futebol de 120 países.
Veja o Top-10 técnicos de 2025 segundo a IFFHS
- 1º Luis Enrique (PSG)
- 2º Enzo Maresca (Chelsea)
- 3º Hansi Flick (Barcelona)
- 4º Vincent Kompany (Bayern de Munique)
- 5º Mikel Arteta (Arsenal)
- 6º Antonio Conte (Napoli)
- 7º Simone Inzaghi (Inter de Milão e Al-Hilal)
- 8º Xabi Alonso (Bayer Leverkusen e Real Madrid)
- 9º Abel Ferreira (Palmeiras)
- 10º Filipe Luís (Flamengo) e Krunoslav Jurcić (Pyramids FC)