O “Time ES” encerrou o primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), em Uberlândia (MG), com um total de nove medalhas: foram três de ouro, três de prata e três de bronze.
A modalidade que mais se destacou foi a natação, que levou o Estado ao pódio sete vezes. Matheus Ngome foi o grande destaque, com quatro medalhas: ouro nos 50m livre e 50m borboleta, prata nos 100m borboleta e bronze no revezamento 4x50m livre misto, ao lado de Isabela Santos, Luíza Pimenta e Pietro Piculi.
“Prometi trazer essas medalhas para o Estado e cumpri. Agora vamos ficar na torcida pelas outras modalidades”, comentou Matheus Ngome, que herdou o sobrenome do pai, Landry, natural do Gabão.
A última medalha desta primeira parte da competição saiu na noite de domingo (12), com as meninas do futsal da Emef David Gomes, de Ibatiba. Elas derrotaram, na decisão da série cobre, o Colégio Sistema (RN) por 5 a 2, conquistando o título.
Próximo bloco começa na quarta-feira
Agora, os Jebs fazem uma pausa e retornam nesta quarta-feira (15) com o segundo bloco.
Desta vez, as disputas serão em atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica rítmica, judô e taekwondo.
Sobre os Jebs
Organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jebss reúnem 5.353 atletas de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, de 12 a 14 anos, selecionados nas etapas estaduais realizadas pelos governos e federações filiadas.
No caso do Espírito Santo, os estudantes garantiram vaga na competição por meio dos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees), organizados anualmente pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que também é responsável pelo custeio das passagens e dos uniformes da delegação capixaba rumo a Minas Gerais.
A delegação capixaba é composta por 268 pessoas, sendo 206 atletas, de 110 escolas das redes pública e privada, além de treinadores e dirigentes.
No ano passado, no Recife (PE), o Espírito Santo bateu recorde de medalhas conquistadas no formato atual da competição. Foram 69 pódios na capital pernambucana, sendo 21 ouros, 20 pratas e 28 bronzes.
Confira as medalhas do Time ES nos Jebs 2025
OURO
- Futsal feminino (série cobre): Emef David Gomes
- Natação (série ouro): Matheus Ngome (50m borboleta)
- Natação (série ouro): Matheus Ngome (50m livre)
PRATA
- Natação (série ouro): Matheus Ngome (100m borboleta)
- Natação (série bronze): Sophia Nery (50m peito)
- Tênis de mesa (série bronze): Matheus Miranda (individual)
Bronze
- Natação (série ouro): 4x50m livre misto (Isabela Santos, Luíza Pimenta, Matheus Ngome e Pietro Piculi)
- Natação (série ouro): Pietro Piculi (100m livre)
- Natação (série bronze): Isabela Santos (50m costas)