Jogos da Juventude

"Time ES" se despede dos Jogos da Juventude com 17 medalhas; veja a lista

Espírito Santo encerra sua participação nos Jogos da Juventude 2025 com 17 medalhas no geral; confira a lista dos medalhistas

Leitura: 4 Minutos
2025.09.24- Brasilia/DF - Jogos da Juventude CAIXA Brasilia 2025 - Local: La Salle - Handebol - Masculino - 1 Divisao - Semifinal - Espirito Santo (Azul) x Piaui (Vermelho) - Foto:Wagner Araújo / COB - IG: @wags.photo / @timebrasil
Time de handebol masculino do ES é vice-campeão (Foto: Wagner Araújo/COB)

Maior competição do Brasil para atletas até 17 anos, os Jogos da Juventude terminaram nesta quinta-feira (25), em Brasília (DF). O Espírito Santo encerrou a sua participação subindo ao pódio no handebol e no vôlei.

O time de handebol masculino foi vice-campeão da 1ª Divisão, enquanto a equipe feminina de handebol foi vice-campeã na 2ª Divisão, garantindo o acesso para o ano que vem. O “Time ES” foi também medalha de bronze no vôlei feminino na 2ª Divisão.

No total, a delegação capixaba volta para casa com 17 medalhas na bagagem. São duas medalhas a menos do que o recorde do ES, que teve 19 pódios na edição do ano passado.

Handebol masculino é vice-campeão

O time masculino de handebol do Espírito Santo foi vice-campeão da 1ª Divisão. Na final, disputada nesta quinta-feira, os capixabas perderam para Santa Catarina por 22 a 17.

Gêmeas do handebol homenageiam o irmão

No handebol feminino, o “Time ES” também foi medalhista de prata, porém, na 2ª Divisão. Com a classificação, elas sobem para a 1ª Divisão do ano que vem.

O resultado foi bastante comemorado pelo time inteiro. E em especial pelas gêmeas  Lohanny e Lohenn Prates, 17 anos.

2025.09.24- Brasilia/DF - Jogos da Juventude CAIXA Brasilia 2025 -  Local: CIEF - Handebol - Feminino - 2 Divisao - Semifinal - Espirito Santo(ROSA) x Maranhao  - Foto: Juliana Avila/COB - IG: @javilaphotos/@timebrasil
As gêmeas Lohanny e Lohenn Prates, do Time ES (Foto: Juliana Avila/COB)

Elas conheceram o handebol aos quatro anos, por meio do irmão Sayllon Brenner, oito anos mais velho. A imagem do primeiro incentivador e treinador, porém, virou saudade.

“Infelizmente, meu irmão não está mais entre nós, ele faleceu com 18 anos. Depois da perda do meu irmão, eu quis continuar no handebol por conta dele. O esporte que ele tanto amava nos ajuda a matar um pouco da saudade que ficou dele”, emociona-se Lohenn.

As irmãs já jogavam handebol na escola quando perderam o irmão. A saudade foi transformada em motivação, levada para dentro de quadra a cada jogo.

“O amor pelo handebol que nós temos é muito por conta dele”, explica Lohanny, armadora e ponta do time do Espírito Santo.

Vôlei feminino leva o bronze

A terceira equipe de esportes coletivo a subir no pódio no último dia dos Jogos da Juventude foi a seleção de vôlei feminino. O Espírito Santo ficou com o bronze na 3ª Divisão, após vencer a Paraíba por 2 sets a 0.

2025.09.25 - Brasilia/DF - Jogos da Juventude CAIXA Brasilia 2025 -  Local: CICB  - Cerimonia de Premiação do Vôlei - Feminino - 3 Divisão - Ouro : Para , Prata: Maranhao  Bronze: Espírito Santo- Foto:Wagner Araújo / COB - IG: @wags.photo / @timebrasil
Time feminino do ES foi bronze no vôlei (Foto: Wagner Araújo/COB)

Medalhas do ES nos Jogos da Juventude

Ouro

  • Atletismo: Davi Gabriel Bastos da Silva (marcha atlética)
  • Wrestling: Equipe masculina estilo livre (Daniel Lopes Almeida, Isaque de Sá Barbatto e Gabriel Segal Santos)

Prata

  • Tiro com arco: Eliana Azevedo e João Felipe Miled (dupla mista)
  • Wrestling: Gabriel Furtado de Melo
  • Judô: Sophia Coutinho Pereira
  • Handebol masculino
  • Handebol feminino (2ª Divisão)

Bronze

  • Atletismo: Melissa Marinato (lançamento de dardo)
  • Ciclismo: Ricardo Fiório Cardoso (prova de velocidade)
  • Natação: Isabella Luchi (100m peito)
  • Wrestling: Isaque de Sá Barbatto
  • Wrestling: Maria Eduarda Fraga Barcelos
  • Vôlei de praia: Bernardo e Gabriel
  • Taekwondo: Gabriel Oliveira
  • Futsal masculino (2ª Divisão)
  • Basquete masculino (3ª Divisão)
  • Vôlei feminino (3ª Divisão)
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024