Esportes

Tite diz que vitória sobre Alemanha 'serviu para resgate da autoestima'

Tite diz que vitória sobre Alemanha ‘serviu para resgate da autoestima’ Tite diz que vitória sobre Alemanha ‘serviu para resgate da autoestima’ Tite diz que vitória sobre Alemanha ‘serviu para resgate da autoestima’ Tite diz que vitória sobre Alemanha ‘serviu para resgate da autoestima’

A vitória do Brasil contra a Alemanha, por 1 a 0, em amistoso disputado nesta terça-feira em Berlim, serviu para resgatar a autoestima, mesmo contra um time repleto de reservas. A avaliação é do treinador Tite, que admitiu que ainda não tem um grupo fechado para a Copa do Mundo e que a concorrência em algumas posições é “dura”.

O técnico havia qualificado o jogo como “o maior teste emocional” para seu grupo, diante do que representava o resultado de 7 a 1 na semifinal da Copa de 2014. Para ele, havia um “fantasma” que precisava ser lidado antes do embarque para a Rússia.

“Era um assunto constrangedor”, afirmou Tite, ao se referir à humilhação da última Copa. “Mas é da vida e passou. Não é porque vencemos hoje que ele vai deixar de ser falado”, insistiu. “Mas não há como negar que a vitória de hoje tem um sentimento de resgate da autoestima. Tem esse elemento sim e um pouco de orgulho próprio.”

Para ele, não se trata de alardear a vitória contra a Alemanha, mas usá-la dentro de uma “realidade de trabalho”. “Vamos ver o que tivemos de positivo e de defeitos”, comentou. “Sem fazer alarde, esse resultado tem significado”, apontou.

Entre os pontos positivos, Tite destacou que os jogadores começaram a ganhar um caráter de equipe, mesmo sem a presença de Neymar. “A equipe sente falta de Neymar. Mas está aprendendo a ser forte sem ele, e isso gera um consolidação da equipe” disse. Para o treinador, o que a seleção mostrou nesta terça-feira foi “equilíbrio mental” e força tática.