A “Trionda” é a bola oficial da Copa do Mundo de 2026. O nome da bola que vai rolar em estádios dos Estados Unidos, México e Canadá no ano que vem foi revelada nas redes sociais da Fifa.
Produzida com uma nova construção de quatro painéis para alto desempenho, a geometria fluida do design replica as ondas (inspirada na “Ola” dos estádios) representadas no nome oficial da bola. O nome “Trionda” vem de “três ondas” em espanhol
Com detalhes em azul, verde e vermelho, cores que simbolizam os três países anfitriões do Mundial, a bola, segundo a fabricante Adidas, reforça o sentimento puro do futebol.
Homenagem com ícones dos países-sede
Os países-sede também são homenageados com ícones significativos: estrela para os EUA, folha de bordo para o Canadá e uma águia para o México. Para finalizar, o design ainda conta com detalhes dourados em homenagem ao troféu da Copa do Mundo e ao espírito de vitória.
O gerente geral da Adidas, Sam Handy, explicou que cada detalhe da Trionda tem um propósito.
“As texturas em relevo, os gráficos em camadas e as cores vibrantes fazem a bola se destacar instantaneamente, criando um design que parece ganhar vida em suas mãos. É a bola da Copa do Mundo da Fifa mais visualmente divertida que já criamos. Uma obra-prima feita para o maior palco do futebol, que dá vontade de segurá-la, admirá-la e, acima de tudo, jogar com ela”, afirmou Handy.
Tecnologia para ajudar a arbitragem
A bola oficial da Copa do Mundo tem mais uma vez tecnologia conectada, com um chip sensor de 500Hz para oferecer informação sobre cada elemento do movimento da bola.
Essa tecnologia envia dados precisos para o árbitro de vídeo auxiliar (VAR) em tempo real, melhorando a tomada de decisão dos árbitros, inclusive em lances de impedimento.
A Copa do Mundo 2026 ocorre de 11 de junho a 19 de julho.