O ultramaratonista Daniel Canny vai encarar um desafio inédito durante a manhã e tarde deste sábado (27), em Vitória. O atleta vai correr por seis horas sem parar em uma esteira, na loja da Afecc-Hospital Santa Rita, no Shopping Vitória, na Enseada do Suá.
Todo este suor tem um motivo para lá de nobre: divulgar a mensagem da prevenção ao câncer de mama, em uma ação pelo Outubro Rosa, organizada pela Afecc. O desafio tem até nome: “6 Horas em Movimento pela Vida” e ocorre de 10h às 16h.
Para além da boa ação, a prova traz para o maratonista um motivo extra para encarar a esteira. Dois parentes do atleta já sofreram com câncer e foram tratados no Hospital Santa Rita, o que traz ainda mais significado em divulgar a causa.
“Dois familiares meus tiveram câncer e foram atendidas no Santa Rita. Minha tia teve 15 anos de tratamento e isso foi fundamental para prolongar a vida dela. Essa ‘prova’ é uma forma de retribuir”, disse.
Ele conta que a ideia surgiu quando a própria Affec entrou em contato para um projeto para a visibilidade.
Uma postagem nas redes sociais seria fácil demais. Por que não suar a camisa para atrair as pessoas para a loja? Logo surgiu a ideia da corrida, para juntar o útil ao agradável para o atleta que já treina em alto nível há três anos.
“Há 3 anos entrei para o alto rendimento e comecei a levar a corrida como esporte. Como estou treinando longas distâncias para a final do mundial, decidimos fazer a ação. No mundial vou correr 320 km, agora em novembro. Então juntamos as duas coisas”, contou.
Vai encarar?
A prova servirá também para dar visibilidade à Affec e à Corrida Santa Rita, marcada para acontecer no dia 19 de outubro, no Dia Mundial do Câncer de Mama. A largada acontecerá às 6h30, na Praça do Papa, com percurso de 7 km pela Beira-Mar e chegada no mesmo local.
Todo o valor líquido arrecadado será destinado aos programas sociais da Afecc, que garantem apoio diário a pacientes com câncer atendidos via SUS no Hospital Santa Rita.
E para deixar o desafio ainda mais interessante, uma segunda esteira será colocada ao lado de Daniel, para que interessados possam se revezar e correr ao lado do atleta.
Para a presidente da Affec, Marilucia Dalla, a prova representa mais do que um estímulo à prática esportiva, apoiar pessoas que enfrentam o câncer.
“Mais do que correr, a proposta é se conectar a uma causa maior: cuidar da saúde, apoiar quem enfrenta o câncer e reforçar que cada gesto conta. Seja correndo, comprando um produto do Outubro Rosa ou simplesmente divulgando a iniciativa, todos podem contribuir”, afirmou.