Há dois anos, a taça da Copa Vitória das Comunidades tem o mesmo destino: a comunidade de Santo Antônio, representada pelo Galáticos de Sábado.
Mas quem vê os títulos e o nome do time — que faz menção ao Real Madrid, da Espanha — nem imagina que essa história teve uma origem bem mais modesta do que parece: uma pelada de amigos, que acontecia sempre aos sábados, na quadra de areia da comunidade.
“Aqui na região todo mundo se conhece desde criança. Tinha muita gente boa no nosso futebol e a gente decidiu montar um time, que começou no futebol de areia e depois passou para o campo”, conta Celso Roncatto, técnico do time.
Receita do sucesso do atual bicampeão
A amizade parece mesmo ser um dos ingredientes da receita de sucesso. Afinal, não é só nas partidas que o elenco se reúne: juntar a galera para o churrasco quase que faz parte do calendário oficial do clube.
Tanto é, que pra começar Copa Vitória das Comunidades de 2025 com o pé direito, eles resolveram marcar uma “apresentação de elenco” para que os integrantes das últimas temporadas pudessem conhecer alguns nomes que chegaram pra reforçar o elenco.
E é claro que a tal apresentação foi daquele jeito: acompanhada de uma carninha assando e de um samba na caixa de som.
“O futebol, no fim, é só uma desculpa pra gente conseguir manter essa galera junta”, brinca Celso.
Favoritismo na Copa Vitória das Comunidades
Entre uma resenha e outra, a equipe de Santo Antônio chega novamente como uma das fortes candidatas ao título da Copa Vitória das Comunidades.
O elenco que já contava com nomes talentosos como Navinha, Caio, Breno e Lucão, foi reforçado com jogadores que vinham se destacando no futebol amador e até nomes que com trajetória em clubes profissionais, como é o caso do lateral-direito Sorriso, campeão do Capixabão com a Desportiva Ferroviária.
Galáticos abre a edição deste ano do campeonato
O torneio masculino da Copa Vitória ds Comunidades começa na próxima quinta-feira (26), com o jogo entre Galáticos x Jabour, às 19h30, no Campo do Lolão, em São Cristóvão.
Os dois times estão no Grupo A. Pelo mesmo grupo, jogam na sequência Cruz Azul x Imperatriz do Forte, no mesmo local.
São 16 equipes disputando o título de melhor time de Vitória. A final está marcada para o dia 31 de agosto e será disputada no estádio Salvador Costa, em Vitória, com transmissão exclusiva da TV Vitória | RECORD.
Formato de disputa da Copa Vitória das Comunidades
As 16 equipes da Copa Vitória das Comunidades foram divididas em sorteio em quatro grupos, com quatro times em cada. Na fase de grupos, os times se enfrentam em turno único, dentro dos grupos, e os dois primeiros avançam.
As quartas de final serão decididas em jogo único, com cruzamentos entre os grupos A x B e C x D. As semifinais também acontecem com jogos eliminatórias. A decisão terá os dois vencedores das semifinais, sem vantagem. Em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis.
Veja os grupos da Copa Vitória das Comunidades:
- Grupo A: Galáticos de Sábado, Jabour, Cruz Azul e Imperatriz do Forte
- Grupo B: Balneário, Bela Vista, Unidos de Maria Ortiz e Terra Brasil
- Grupo C: Bavi, Caçador, Grêmio do Forte e Motor
- Grupo D: Trevo, Central City, Estrela e Jockey
Confira os jogos da 1ª rodada:
26 de junho
- Galáticos de Sábado x Jabour | 19h30 | Campo do Lolão
- Cruz Azul x Imperatriz do Forte | 20h45 | Campo do Lolão
1º de julho
- Balneário x Unidos de Maria Ortiz | 19h15 | Campo do Lolão
- Terra Brasil x Bela Vista | 20h45 | Campo do Lolão
3 de julho
- Bavi x Motor | 19h15 | Curva da Jurema
- Caçador x Grêmio do Forte | 20h45 | Curva da Jurema
8 de julho
- Estrela x Trevo | 19h15 | Campo do Lolão
- Jockey x Central City | 20h45 | Campo do Lolão