O universitário Rafael Moreira, de 21 anos, chamou a atenção na web com um vídeo correndo por toda a orla de Vila Velha, de ponta a ponta. Ao todo, ele percorreu mais de 24 km, saindo de Ponta da Fruta até chegar ao Farol de Santa Luzia, na Praia da Costa.
O estudante de Nutrição gravou um vlog da corrida, que viralizou nas redes sociais. O vídeo ultrapassou a marca das 120 mil visualizações e atingiu 12 mil curtidas. A gravação ainda inclui imagens de pontos turísticos e das praias de Vila Velha.
Rafael conta que sempre teve vontade de percorrer a orla da cidade e conhecer todo o litoral canela-verde. Antes de correr, o estudante montou um roteiro dos pontos que iria passar e até mesmo de onde gostaria de gravar as falas do vídeo.
Sempre tive essa ideia justamente para conhecer os bairros e locais que eu nunca passei, principalmente por dentro das regiões. Depois que eu comecei a percorrer distâncias maiores, eu já me senti preparado fisicamente para isso e resolvi fazer.”
Rafael Moreira, universitário
Entre todas as belezas e paisagens que passou, o corredor destacou que a região da Barra do Jucu e a nova Ponte da Madalena foram as mais bonitas que viu.
“Na Barra, pouca gente conhece, tem praias muito bonitas e o bairro é bem harmônico e tradicional. É bem legal. Na Madalena, foi uma obra bem maneira, que eu sempre curto passar por ali também”, afirma.
Veja o vídeo:
Repercussão do vídeo surpreendeu
O corredor admitiu que se surpreendeu com a repercussão do vídeo nas redes. Ele já é acostumado a produzir conteúdos sobre nutrição e qualidade de vida, com o intuito de estimular o público a cuidar da saúde. Porém, Rafael nunca tinha recebido tanto alcance em uma publicação.
“Não esperava que o vídeo tivesse a repercussão que teve. Sinceramente, postei achando que ia ter o mesmo público de sempre, que já me segue. Me surpreendeu”, disse.
Ele também utiliza as redes sociais para alcançar possíveis futuros pacientes e quer seguir com a rotina de postagens após o vídeo viral. “Sempre faço corridas mais longas nos finais de semana e pretendo sempre gravar e postar a partir de agora”.
Relação próxima com esportes e corrida
Rafael tem a corrida como hobby há quase cinco anos. Antes disso, ele chegou a jogar futebol na base de alguns clubes e disputou campeonatos federados, mas parou aos 17 anos quando entrou na faculdade. Mesmo assim, não largou o mundo dos esportes e começou a correr.
O jovem costuma correr meias-maratonas (21 km), tendo participado recentemente de uma no Rio de Janeiro. Mas a distância de 24 km pela orla de Vila Velha foi a maior distância que ele já fez.
A parte mais difícil é a metade, entre os 8 km e 16 km. Você está no meio da prova, então está receoso que possa acontecer alguma coisa, vir a quebrar ou sentir algum desconforto. Dá aquele medo de não conseguir completar o treino. Mas depois que passa dessa parte, você só desfruta, porque sabe que está acabando.”
Rafael Moreira, universitário
Agora, o objetivo do estudante é desbravar outros trajetos da Grande Vitória. Depois de Vila Velha, ele já correu a orla de Guarapari, entre Setiba e Meaípe, e planeja outras corridas na região.
Além das corridas, Rafael estuda Nutrição e irá se formar no final deste ano. Ele pretende construir carreira na nutrição esportiva e já até estagiou na área, pelo Porto Vitória.