A Arábia Saudita será a sede da Copa do Mundo de 2034. O país é conhecido por ter projetos ambiciosos e construções futuristas e uma delas chamou a atenção: a construção de um estádio de futebol no topo de um prédio, para ser uma das sedes do torneio. É verdade ou mentira?
O vídeo que mostra o esboço do que seria o Neom Stadium, no topo de um arranha-céu de 350 metros de altura, viralizou nas redes sociais. Parece loucura, mas se tratando da Arábia Saudita, não soa como uma realidade tão distante.
O país já tem outros projetos ousados, como o cubo gigante Mukaab, com 400 metros de altura e uma área de 2 milhões de metros quadrados, e a Torre Jeddah (antigamente conhecida como Kingdom Tower), que deve se tornar o maior arranha-céu do mundo, com mais de 1 km de altura.
Veja o vídeo do estádio no topo de prédio
Estádio no topo de arranha-céu?
Mesmo com tantas obras futuristas, a construção de um estádio no topo de um arranha-céu não é verdadeira. O Neom Stadium é um projeto real para a Copa, que será construído na cidade futurista de Neom, mas não em cima de um préido.
Apesar de inédito, a possibilidade de haver estádio sobre arranha-céu não é factível devido à questões estruturais e de segurança. O vídeo que viralizou nada mais é do que uma obra de inteligência artificial (IA).
O que realmente existe é a possibilidade da construção de um estádio no topo de um penhasco de 200 metros, no meio do deserto árabe, que seria baseado diretamente no solo. Porém, o pensamento dos organizadores ainda está em fase de estudo e análise.