Tentativa de invasão ao vestiário do Vilavelhense no Egenheiro Araripe após jogo contra a Desportiva. 20/01/2026
Delegação do Vilavelhense no vestiário do Araripe no momento da invasão (Foto: Reprodução de vídeo)

A vitória de virada sobre a Desportiva por 2 a 1 por pouco não termina em tragédia para o Vilavelhense. Isso porque logo após a partida, o time de Vila Velha foi alvo de uma tentativa de invasão ao seu vestiário no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, palco da partida disputada na noite de terça-feira (20).

Em um vídeo gravado por integrantes da delegação do Vila, é possível ver um torcedor da Desportiva chutando a porta do vestiário onde estava a equipe canela-verde. Jogadores e membros da comissão técnica do Vila tentam impedir a invasão e chegam a trocar chutes e agressões com os invasores, antes da chegada de policiais militares.

Com a presença dos policiais, os invasores deixaram o local.

Veja o vídeo com a tentativa de invasão:

Vilavelhense faz denúncia e Federação promete apurar

O Vilavelhense protolocou junto à Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), na manhã desta quarta-feira (21), a denúncia de tentativa de invasão ao vestiário.

Já o Departamento de Competições da FES levou a denúncia ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES), que é quem vai julgar o caso.

O que pode acontecer com a Desportiva

A Desportiva Ferroviária, que deixou o jogo vaiada pela sua torcida, pode se complicar ainda mais no Capixabão por conta da tentativa de invasão ao vestário do time visitante no Engenheiro Araripe.

O clube pode ser denunciado no artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infra-estrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização”. A pena é de multa de até R$ 100 mil, além de intedição do estádio até que as exigências de segurança sejam cumpridas.

A Desportiva também pode ser denunciada no artigo 213 do CBJD, parágrafo 2º, que trata de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo”. Neste caso, pode perder o mando de campo de uma a 10 partidas, além de ser multada em até R$ 100 mil.

Ainda no artigo 213 do CBJD, no entanto, há a previsão de que, caso aconteça a “comprovação da identificação e detenção dos autores da invasão, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência”, o clube fica isento da responsabilidade.

Procurada pela reportagem, a diretoria da Desportiva Ferroviária ainda não se manifestou sobre o tema.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024