O Vitória é o primeiro finalista da Copa Espírito Santo. O time alvianil venceu o Real Noroeste por 2 a 0 no estádio Salvador Costa, na tarde deste sábado (26), e garantiu a vaga na decisão do campeonato.
Esta é a oitava vez que o Vitória chega à final. Na decisão, a equipe da capital vai enfrentar o vencedor do confronto entre Desportiva e Porto Vitória.
O campeão da Copa Espírito Santo garante a segunda vaga do futebol capixaba na Série D do Brasileiro do ano que vem. A outra vaga já é do Rio Branco, por causa do título do Capixabão deste ano.
Maior campeão da Copa ES
O Vitória é o maior campeão da Copa Espírito Santo, junto com o Real Noroeste, ambos com quatro títulos.
Campeão em 2009, 2010, 2018 e 2022, o clube de Bento Ferreira vai se isolar na galeria de campeões caso vença a edição deste ano. Além dos títulos, o Vitória foi à final em outras três edições, ficando com o vice em 2004, 2019 e 2024.
Como foi o jogo
Com o empate em 0 a 0 no jogo de ida, quem vencesse a partida no Salvador Costa ficaria com a vaga na final da Copa Espírito Santo.
E o Vitória nem deu tempo para o Real Noroeste respirar. Logo aos três minutos, Pepeu fez lançamento para Foguete, que cruzou para a área e Tony, de cabeça, fez 1 a 0.
Aos 46, em cobrança de falta pelo lado direito do ataque, Magatão levantou a bola na área do Real Noroeste, a defesa parou e Abuda esticou a perna direita para mandar para as redes e fazer 2 a 0. O Vitória dominou as ações na primeira etapa, enquanto o Real Noroeste não deu um chute a gol sequer.
No segundo tempo, o Vitória administrou boa vantagem conquistada na primeira etapa. Já o Real Noroeste não teve forças para buscar ao menos o empate e se despediu da competição e da temporada 2025.
Vitória 2 x 0 Real Noroeste
VITÓRIA: Paulo Henrique; Foguete, Abuda, Matheus Paraíba (Velaske) e Magatão; Gualberto, Thiago Ramos, Carlos Vitor (Anderson); Pepeu (Cezine), Élton Martins (Jairo) e Tony. Técnico: Rafael Soriano
REAL NOROESTE: Gustavo; Jhonattan, Darlan, Romulo e Gian (Felipe); Anderson; Ítalo (Piauí), Pepê, Renato (Lucas); Dudu (Iranildo), Caxito (Léo Pará). Técnico: Duzinho
GOLS: primeiro tempo — Tony, aos três minutos, Abuda, aos 46
ÁRBITRO: Raphael Garcia de Andrade
CARTÃO VERMELHO:
RENDA: R$ 11.980,00
PÚBLICO: 840 presentes
LOCAL: estádio Salvador Costa, em Vitória