Copa do Mundo de Vôlei de Praia. Adelaide, Austrália. 21/11/2025. Thâmela
Thâmela comemora ponto na vitória sobre as italianas (Foto: FIVB)

A capixaba Thâmela Coradello e sul-matogrossense Victoria Lopes estão na semifinal da Copa do Mundo de Vôlei de Praia em Adelaide, na Austrália. A dupla brasileira garantiu a classificação na madrugada desta sexta-feira (21).

Em jogo eliminatório válido pelas quartas de final, Thâmela/Vic venceram as italianas Valentina Gottardi e Reka Orsi Toth por 2 sets a 0 (211/16 e 21/19). Foi a sexta vitória em seis jogos da dupla brasileira em Adelaide.

Esta é a primeira semifinal de Copa do Mundo da equipe brasileira e a partida será contra as letãs Tina Graudina/Anastasija Samoilova, às 2h30 (horário de Brasília) da madrugada deste sábado (22). As duas duplas se enfrentaram quatro vezes em torneios internacionais, todas em 2025, com duas vitórias para cada lado.

Líderes do ranking mundial

Atuais lideres do ranking mundial, Thâmela, 25 anos, e Vic, 26 anos, são representantes da nova geração do vôlei de praia brasileiro.

Natural de Piúma, no litoral sul do Espírito Santo, Thâmela está agora a uma vitória de garantir uma medalha na Copa do Mundo.

Estou muito, muito feliz. Ainda não caiu a ficha, nem sei o que dizer. Havia muitos brasileiros aqui nos apoiando e quero agradecer a eles. E também à nossa equipe, à nossa família e aos nossos amigos. Estamos muito felizes e vamos lutar para conquistar esse título para o Brasil”

Thâmela, semifinalista da Copa do Mundo
Copa do Mundo de Vôlei de Praia. Adelaide, Austrália. 21/11/2025. Thâmela
Thâmela e Vic comemoram a classificação para a semifinal em Adelaide, na Austrália (Foto: FIVB)

Quem são os capixabas medalhistas na Copa do Mundo

Em Adelaide, ela pode se juntar a Larissa França e Lili Maestrini, até hoje as duas únicas mulheres capixabas que já subiram ao pódio em Copas do Mundo da modalidade.

A cachoeirense Larissa tem cinco medalhas: um ouro (2011), duas pratas (2005 e 2009) e dois bronzes (2007 e 2017). De Vitória, Lili foi bronze em 2013.

Entre os homens, Alison Mamute conquistou três pódios en Copas do Mundo: ouro em 2011 e 2015 e prata em 2009. André Stein foi medalhista duas vezes, com ouro em 2017 e o bronze em 2022; assim como Loiola, ouro em 1999 e prata em 2001. Fábio Luiz foi ouro em 2005. A conta ainda tem o brasiliense Bruno Schmidt, radicado no Espírito Santo e campeão mundial em 2015 em dupla com Alison.

Evandro/Arthur Lanci perdem para campeões olímpicos

Dupla radicada no Espírito Santo há quase dois anos, o carioca Evandro e o paranaense Arthur Lanci foram eliminados da Copa do Mundo de Adelaide na madrugada desta quinta-feira.

A dupla perdeu para os suecos Ahman/Hellvig, atuais campeões olímpicos, por 2 sets a 0 (22/20 e 22/20), também na madrugada desta sexta-feira, pelas quartas de final.

Evandro/Arthur Lanci eram a última dupla masculina brasileira ainda na competição. Antes, já haviam sido eliminados George/Saymon e André Stein/Renato.

Copa do Mundo de Vôlei de Praia. Adelaide, Austrália. 21/11/2025. Arthur Lanci e Evandro
Arthur Lanci e Evandro foram eliminados nas quartas de final da Copa do Mundo (Foto: FIVB)
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024