Família Falcão

Yamaguchi Falcão volta ao boxe com vitória em homenagem ao pai

Yamaguchi Falcão volta aos ringues em noite de homenagem ao seu pai, Touro Moreno, e vence o baiano Sergio Dantas; veja os resultados

Leitura: 4 Minutos
Copa Touro Moreno: Yamaguchi Falcão. 12/07/2025
Yamaguchi vence a luta principal da Copa Touro Moreno (Foto: Abes/Copa Touro Moreno)

Foram pouco mais de dois anos sem subir ao ringue. Neste período, o medalhista olímpico Yamaguchi Falcão virou professor de boxe e motorista de aplicativo, mas não abandonou o sonho de voltar a lutar. Sonho que virou realidade na noite de sábado (12), quando o capixaba fez a luta principal da Copa Touro Moreno.

O evento na Matrix Music Hall, em Cariacica, foi realizado em homenagem aos 87 anos do ex-lutador Touro Moreno, pai dos irmãos Yamaguchi e Esquiva Falcão.

Uma homenagem que ficou completa com a vitória de Yamaguchi sobre o baiano Sergio Dantas.

Popó como convidado especial

O retorno de Yamaguchi Falcão ao boxe contou com a presença ilustre do tetracampeão mundial Acelino Popó Freitas no camarote.

Copa Touro Moreno: Popó. 12/07/2025
Popó fez discurso pedindo apoio aos medalhistas olímpicos capixabas no boxe (Foto: Abes/Copa Touro Moreno)

O ídolo entrou no ringue e assumiu o microfone para reconhecer a importância dos irmãos Esquiva e Yamaguchi, prata e bronze nas Olimpíadas de Londres-2012, respectivamente, para o boxe brasileiro.

“Aqui neste Estado tem dois medalhistas olímpicos, prata e bronze, e precisa de reconhecimento. A gente vê o Yamaguchi hoje trabalhando de Uber, não é que seja ruim, não é que não seja normal, mas o Estado tem que ajudar porque ele é o nosso campeão, nosso medalhista. Pelo fato de ele dirigir Uber, ele não é melhor e nem pior que ninguém, ele está trabalhando honestamente, mas o Estado deveria incentivar para ele ter tempo de treinar. Pois quando ele ganha medalha, ele representa o Brasil e o Estado”, destacou Popó.

Yamaguchi volta após dois anos sem lutar

Ex-dono do cinturão latino dos médios do Conselho Mundial de Boxe (WBC), Yamaguchi havia subiu ao ringue pela última vez no dia 22 de abril de 2023, em Las Vegas, nos Estados Unidos, quando foi nocauteado no primeiro round pelo cubano David Morrell na disputa do cinturão da Associação Mundial de Boxe (WBA), na categoria dos supermédios (até 76,2 kg).

O capixaba vinha de oito vitórias consecutivas e aceitou a luta com apenas duas semanas de antecedência. Ele substituiu de última hora para substituir o ganês Sena Agbeko, que teve problemas de documentação.

Na noite de sábado, ele voltou a lutar e venceu o baiano Sergio Dantas por decisão unânime dos juízes, após oito rounds de combate.

“É uma vitória muito importante pra mim e pra minha família, é como um recomeço. E em uma noite de homenagem para meu pai, é mais especial ainda. Ele nunca teve uma homenagem na vida, no esporte”, comemorou Yamaguchi, 37 anos. 

O capixaba tem agora um cartel profissional de 27 lutas, com 24 vitórias, um empate e duas derrotas.

Copa Touro Moreno: 12/07/2025
Touro Moreno foi o homenageado do evento (Foto: Abes/Copa Touro Moreno)

Emocionado, Touro Moreno compartilhou sua alegria com o público:

“Muita felicidade estar aqui. É um dos melhores aniversários da minha vida”, contou o ex-lutador, que ganhou bolo e parabéns, no ringue, antes da luta principal da noite.

Presidente da Associação de Boxe do Espírito Santo (Abes), Ronaldo Ribeiro ressaltou a importância do evento para valorização do esporte no Estado.

“Estou muito feliz, pois depois de tanto trabalho, conseguimos realizar a Copa Touro Moreno. Foi um espetáculo, só com lutas eletrizantes, fechando com chave de ouro com chave de ouro, com a vitória do Yamaguchi Falcão que está de volta aos ringues”, vibrou Ronaldo, que ainda viu seu filho, Ronald Ribeiro, estrear no boxe profissional com vitória por nocaute sobre o baiano Wellinton dos Santos.

Resultados Copa Touro Moreno

Lutas amadoras

  • Vitor Hugo venceu Davi Bettcher (57kg)
  • Henrique Quebra-Ossos venceu Gabriel Silva (65kg)
  • Quemoel Borges venceu Gutierrez Gomes (75kg)

Lutas profissionais

  • Pablo Maia Suricato venceu Anderson dos Santos por pontos (63,5kg)
  • Ronald Ribeiro venceu Wellington dos Santos por nocaute no 1º round (57,2kg)
  • Luciano Falcão venceu Alexandre Tyson por pontos (90,7kg)
  • Yamaguchi Falcão venceu Sergio Dantas por pontos (82kg)
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024