Entretenimento e Cultura

Dia do Folclore: saiba quando é, sua origem e séries para ver

O folclore brasileiro é um dos maiores tesouros imateriais do país e, para celebrar seu dia, confira a origem e conheça séries para maratonar sobre o tema.

Leitura: 3 Minutos
Foto: Divulgação

O Dia do Folclore, celebrado quase no final de agosto, é uma data dedicada à valorização das tradições culturais, lendas e personagens que fazem parte da identidade brasileira. 

Para comemorar a ocasião, nada melhor do que mergulhar nesse universo por meio de séries e produções audiovisuais que exploram o folclore nacional de forma criativa e envolvente.

De histórias baseadas em mitos populares até adaptações modernas com criaturas fantásticas, o catálogo de plataformas de streaming está repleto de boas opções para quem quer conhecer — ou revisitar — essas narrativas cheias de magia, mistério e brasilidade.

Confira a seguir uma seleção especial para aproveitar o Dia do Folclore com muita cultura, entretenimento e conhecimento!

Quando é o Dia do Folclore? 

O Dia do Folclore é, anualmente, comemorado no dia 22 de agosto.

Qual a origem do Dia do Folclore? 

O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto e tem como objetivo valorizar as manifestações culturais populares de um povo, como lendas, danças, festas, comidas típicas e crenças. 

A data foi escolhida em homenagem ao termo “folklore”, criado em 22 de agosto de 1846 pelo arqueólogo britânico William John Thoms para descrever os saberes e tradições do povo (“folk” = povo; “lore” = conhecimento). 

No Brasil, a comemoração foi oficializada em 1965 e desde então reforça a importância de preservar e celebrar as raízes culturais do país, com destaque para personagens como o Saci-Pererê, a Iara e o Curupira.

Séries com temas ligados ao Folclore para assistir 

Cidade Invisível – Netflix 

Criada por Carlos Saldanha, a série aborda o universo das lendas do folclore brasileiro como se fossem pessoas comuns em meio à sociedade, em um clima de suspense e investigação policial.

Protagonizada por Marco Pigossi e Alessandra Negrini, o elenco também traz Julia Konrad, Jimmy London, Wesley Guimarães, José Dumont, entre outros. A segunda temporada de Cidade Invisível já foi confirmada pela Netflix.

Sítio do Picapau Amarelo – Globoplay 

Seis temporadas da versão de Sítio do Picapau Amarelo produzida pela Globo nos anos 1970 e 1980 estão disponíveis no serviço de streaming Globoplay. 

Baseada na obra de Monteiro Lobato, a série aborda diversos personagens do folclore brasileiro, como Saci Pererê, Cuca e Iara.

Turma do Folclore – YouTube e Amazon Prime Video 

Voltado para crianças, o desenho Turma do Folclore traz historinhas envolvendo os principais nomes do folclore nacional. Há episódios disponíveis na íntegra no YouTube, e também a quinta e sexta temporada no streaming Amazon Prime Video.

Vou Te Contar – YouTube 

Produzida pelo canal Futura em 2008, Vou Te Contar é composto por uma série de vídeos curtos, e disponíveis na página da emissora no YouTube, que trazem explicações a respeito de figuras marcantes do folclore brasileiro, com narração de Fernando Alves Pinto e entrevistas com pessoas que reforçam a tradição oral das histórias.