Acima da média nacional: turismo capixaba cresce 9,2% no primeiro trimestre Acima da média nacional: turismo capixaba cresce 9,2% no primeiro trimestre Acima da média nacional: turismo capixaba cresce 9,2% no primeiro trimestre Acima da média nacional: turismo capixaba cresce 9,2% no primeiro trimestre
Acima da média nacional: turismo capixaba cresce 9,2% no primeiro trimestre

O turismo do Espírito Santo registrou um dos melhores resultados para o primeiro trimestre desde o início da série histórica, em 2011. Entre janeiro e março de 2025, o setor registrou crescimento de 9,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior – superando a média nacional, que foi de 5,4%, de acordo com levantamento do Connect Fecomércio-ES. O estado teve desempenho superior a destinos tradicionais como Bahia (8,9%) e Minas Gerais (0,8%).

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Desempenho traz boas expectativas para o setor, aponta pesquisa

O desempenho do primeiro trimestre deste ano colocou o Espírito Santo com o 4º maior avanço do país, atrás apenas de Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará. Em março, o volume de atividades turísticas foi 3,4% maior do que no mesmo mês de 2024, consolidando nove meses consecutivos de alta no setor.

Segundo o coordenador de pesquisa do Observatório do Comércio da Fecomércio-ES, André Spalenza, a temporada de verão teve papel fundamental para os resultados positivos. Ele avalia que o cenário atual indica boas expectativas também para os próximos meses, com possibilidade de superação dos números de 2024, quando o setor acumulou queda de 9,4%.

Entre os destaques, o estado teve desempenho superior a destinos tradicionais de turismo no país.

“Os dados mostram que o Espírito Santo conseguiu se destacar, ficando com uma taxa de expansão das atividades turísticas acima de estados vizinhos com produtos turísticos fortemente consolidados no país, como a Bahia (8,9%) e Minas Gerais (0,8%)”, afirma.

Além da demanda aquecida, o custo das viagens contribuiu para o bom momento. Em março, os pacotes turísticos caíram 3,06% e a hospedagem teve redução de 0,13%. Já as passagens aéreas e de ônibus interestadual, embora tenham subido no mês, acumulam queda leve no trimestre.

O especialista ainda aponta que, com o fim do verão, o perfil de demanda deve começar a mudar, com maior procura por turismo de montanha, gastronômico, ecológico e de aventura. Para Spalenza, essa diversidade posiciona o Espírito Santo como destino atrativo em todas as estações do ano, ao contrário de estados onde o fluxo é mais concentrado na alta temporada.

“Esse perfil diversificado é um diferencial do Espírito Santo em relação a estados vizinhos, como a Bahia, e outras regiões do Nordeste, onde o turismo é mais concentrado no verão. Diante disso, é fundamental manter e ampliar as ações de divulgação do Espírito Santo como um destino turístico com atrativos durante todo o ano, reforçando seu potencial para receber visitantes tanto no verão quanto nas demais estações”, ressalta.

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Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.