
O aeroporto de Vitória registrou, no terceiro trimestre deste ano, um recorde histórico de passageiros: 952 mil pessoas. O número representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior e consolida a retomada do ritmo de expansão do terminal capixaba. De janeiro a setembro, o terminal já movimentou cerca de 2,5 milhões de passageiros, igualando o patamar alcançado em 2012 — até então o ano de maior movimentação na história do aeroporto.
Expansão da malha aérea impulsiona crescimento, aponta Zurich Airport Brasil
O principal fator para o avanço, segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o complexo aeroportuário de Vitória desde 2023, foi a ampliação da malha aérea, com a inclusão de cinco novos voos diários: um para São Paulo, um para Brasília e três para o aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.
O ritmo de crescimento vem se mantendo estável desde o início de 2025. No primeiro trimestre, foram 760 mil passageiros – alta de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. E em julho, tradicionalmente o mês mais forte para o turismo devido às férias, o terminal atingiu 315 mil viajantes, o maior número já registrado para o mês e o segundo maior da série histórica mensal, atrás apenas de janeiro de 2020.
“Os recordes que se repetem a cada mês demonstram que estamos no caminho certo ”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Atualmente, o Aeroporto de Vitória opera voos para oito destinos nacionais: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão (RJ), Confins (BH), Salvador (BA), Recife (PE) e Brasília (DF).
Política de ICMS fortalece competitividade do Espírito Santo
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou que o crescimento da malha aérea é, também, resultado da política de incentivos fiscais adotada pelo estado para o setor de aviação. A medida, implementada no segundo semestre de 2024, prevê alíquotas diferenciadas de ICMS sobre o combustível de aviação, tornando o Espírito Santo mais competitivo e atraente para as companhias aéreas ampliarem suas operações.
“Sempre brinco que o Espírito Santo era o segredo mais bem guardado do mundo, mas estamos mudando este cenário. Adotarmos as alíquotas diferenciadas de ICMS para o combustível foi uma forma de atrairmos mais voos e, consequentemente, mais turistas. Outro ponto positivo é a organização do estado. Os grandes eventos, os turistas, os empresários só querem ir para um local que tenha segurança, tenha infraestrutura adequada, que tenha saúde para atendimentos emergenciais. E o Espírito Santo tem se destacado nessas áreas”, enfatizou Casagrande.