Agropecuária impulsiona desempenho do PIB capixaba no 1º trimestre de 2025, aponta IJSN

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo apresentou estabilidade no primeiro trimestre de 2025, com variação de 0,0% em relação ao trimestre anterior, segundo dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). No acumulado do ano, o PIB estadual cresceu +0,9% na comparação com o mesmo período de 2024, com destaque para o desempenho positivo do setor de Serviços (+3,2%) e da Agropecuária (+0,4%).

A Agropecuária teve desempenho positivo, com crescimento de +0,4% no acumulado do ano. O resultado reflete a estabilidade da produção agrícola capixaba e a manutenção de níveis favoráveis em culturas relevantes para o Espírito Santo.

O avanço foi influenciado pela previsão de aumento na produção do café, principal produto da atividade. O aumento reflete a expansão esperada de +20,1% no café conilon e a queda de -19,8% no café arábica.

Desempenho Setorial e Economia Capixaba

Mesmo com a retração da Indústria (-4,1%), a Agropecuária ajudou a sustentar o desempenho da economia capixaba, ao lado do setor de Serviços, que avançou +3,2% no período. O PIB nominal do estado foi estimado em R$ 51,1 bilhões no primeiro trimestre de 2025, totalizando R$ 210,2 bilhões no acumulado dos últimos quatro trimestres.

“A análise comparativa com os dados nacionais indica que o Espírito Santo acompanhou uma tendência semelhante à observada no Brasil, evidenciando a importância de políticas públicas voltadas à diversificação econômica e ao fortalecimento dos setores produtivos”, destaca Pablo Lira, diretor-geral do IJSN.

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.