Após recorde de público, Espírito Santo sediará nova etapa da WSL em 2026

Em um movimento inédito para o turismo e o esporte capixaba, o Espírito Santo transformou sua estreia no Circuito Mundial da World Surf League (WSL) em um ativo permanente. A etapa realizada na Praia de d’Ulé, em Guarapari, alcançou o maior público do circuito – 40 mil pessoas em quatro dias – e já garantiu um desdobramento estratégico: a WSL volta ao estado em julho de 2026, em uma edição maior e mais competitiva. Entenda.

“O Espírito Santo merecia entrar no cenário internacional do surfe”

José Luiz Dantas, empresário responsável por trazer a liga ao estado, aponta que a chegada da WSL ao Espírito Santo, neste ano, teve efeito imediato. Transmitida ao vivo para a Austrália, Estados Unidos, Havaí, Peru, México e toda a América Latina, a etapa colocou o estado capixaba no radar mundial do surfe e reforçou o potencial do litoral capixaba para esportes aquáticos e turismo de experiência.

“O litoral capixaba é um litoral privilegiado. Temos água quente, transparente, ondas em toda a costa. Além do surfe, você tem uma situação excelente para a prática de outros esportes, como o kitesurf, o longboard, a canoa havaiana e o bodyboard. A WSL percebeu isso, viu que o capixaba é apaixonado pelo mar e curte esse lifestyle tropical”, explica.

Ele explica que a etapa capixaba foi a maior do circuito, com recorde de público: 40 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento. O resultado abriu caminho para um salto de categoria. A etapa realizada neste ano foi um QS 4.000, do Qualifying Series, mas a próxima edição, em julho do próximo ano, deve subir de nível.

“O Espírito Santo merecia entrar no cenário internacional do surfe. Eles reconheceram nossa capacidade de gestão – e em 2026 vamos fazer ainda melhor. Eles propuseram fazer agora um QS 6.000, que já sobe o nível da premiação. Mais competidores de outros países vêm disputar, como concorrentes de toda a América Latina em busca da classificação para o CT, que é o evento principal”, finaliza.

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Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.