Até 2026, investimentos do Sebrae/ES no turismo capixaba podem chegar a R$ 80 milhões Até 2026, investimentos do Sebrae/ES no turismo capixaba podem chegar a R$ 80 milhões Até 2026, investimentos do Sebrae/ES no turismo capixaba podem chegar a R$ 80 milhões Até 2026, investimentos do Sebrae/ES no turismo capixaba podem chegar a R$ 80 milhões
Até 2026, investimentos do Sebrae/ES no turismo capixaba podem chegar a R$ 80 milhões

Ano a ano, o turismo do Espírito Santo vem ganhando investimentos que têm impulsionado resultados positivos do setor – um deles, é liderado pelo Sebrae/ES que, junto a parceiros, quer chegar a R$ 80 milhões investidos no turismo capixaba até 2026. Desse total, mais de R$ 28 milhões já foram investidos, sendo R$16.389 milhões provenientes de recursos próprios e outros R$11.700 milhões por meio de parcerias estratégicas. A meta, segundo a instituição, é alcançar 500 novas experiências turísticas até o final de 2026.

Pindobas e Caparaó estão entre os territórios prioritários deste ano

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, aponta que os investimentos vêm ampliando o alcance das ações e fortalecendo a estruturação do setor de turismo no Espírito Santo.

Em 2024, os negócios voltados para o turismo chegaram a 61.723, e a meta é, até 2026, aumentar em 30% o total de empresas de turismo capixabas. Já o turismo de experiência passou de 78 atrações registradas até 2024 para 179 até abril de 2025, um aumento de 129%. A meta, segundo Rigo, é alcançar 500 experiências turísticas até novembro de 2026.

Para 2025, a instituição definiu estratégias com foco em direcionar esforços para territórios prioritários. 

A lista engloba a Rota Quilombola, em São Mateus e Conceição da Barra; a região do Grande Buda, em Ibiraçu; Lajinha, em Pancas; Polo Cervejeiro e Araçatiba, em Viana; Pindobas, em Venda Nova do Imigrante; Araguaia, em Marechal Floriano; a Rota da Ferradura, em Guarapari; e os 7 Cumes, no Caparaó.

“Vamos reposicionar alguns territórios como referências turísticas. A escolha desses territórios é fruto de um trabalho meticuloso com todas as regionais do Sebrae/ES no estado. Continuaremos trabalhando em todos os territórios, mas entendemos que é preciso focar em lugares potenciais para ter ainda mais êxito nessas ações”, afirma Rigo.

Segundo a instituição, cada território contará com ações estratégicas, de acordo com  o estágio de maturidade turística. Nos locais onde o turismo ainda é inicial, o foco está na sensibilização e no fortalecimento da governança local. Já em destinos com maior potencial ou atividade consolidada, os esforços se concentram na melhoria de infraestrutura, no acesso a mercados e no desenvolvimento de negócios.

Uma das regiões, a de Pindobas – primeiro distrito turístico do Espírito Santo – já vem colhendo resultados deste trabalho. Inaugurada em setembro do ano passado, a Casa Nostra, que oferece uma experiência imersiva na cultura italiana, já recebeu mais de 2.500 visitantes. Agora, a região está aberta para receber novos investimentos como centros culturais, pousadas, cafés coloniais e ecoturismo.

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Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 9 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.