
Em avanço ao seu plano de internacionalização, a Buaiz Alimentos acaba de realizar sua primeira exportação para fora do Brasil. O primeiro país a receber produtos da empresa capixaba foi o Panamá, na América Central – e, até 2026, a meta é atingir 100 toneladas exportadas por mês, ampliando presença em países como Uruguai, Argentina, Peru e Paraguai. Recentemente, a indústria de alimentos anunciou um ciclo de investimentos estratégicos que ultrapassam R$ 15 milhões, focado em modernização e aumento da capacidade produtiva. Entenda.
“Levar uma marca capixaba para o mundo é motivo de orgulho”
A empresa capixaba iniciou o envio de produtos para uma rede de supermercados no Panamá, na América Central – resultado de uma aproximação iniciada em uma feira do setor em Nova York, onde os produtos da marca despertaram interesse pela qualidade e diversidade do portfólio. Nesta primeira operação internacional, foram comercializados produtos como café e misturas para bolo.
Para Eduarda Buaiz, vice-presidente da empresa, a exportação é resultado de um trabalho estruturado e de longo prazo.

“A internacionalização é um movimento de médio e longo prazo que temos construído com muito planejamento. Esse processo começou com a preparação da nossa indústria, passando por certificações rigorosas e participação em feiras internacionais importantes em Nova York, no Peru, em Miami e em Chicago. Levar uma marca capixaba para o mundo é motivo de orgulho, mas também reforça nossa responsabilidade de manter o mesmo padrão de qualidade e inovação que nos trouxe até aqui”, pontua Eduarda.
Habilitada para exportar desde 2024, a empresa tem feito investimentos relevantes para ampliar sua capacidade produtiva, infraestrutura logística e modernização de equipamentos. Entre os destaques, está a aquisição de um terreno na Barra do Jucu, em Vila Velha, no valor de R$ 9,3 milhões, onde será construída uma estrutura para armazenamento de até 80 mil toneladas de trigo em grãos. O projeto, atualmente em fase de desenvolvimento, vai ampliar significativamente a autonomia e eficiência logística da operação.
O CEO da Buaiz Alimentos, Flávio Schiavone, explica que os aportes fazem parte das diretrizes estratégicas visando consolidar a sua posição no Espírito Santo, ampliar a presença da empresa em outros estados, avançar no processo de internacionalização, tornar ainda mais eficiente a operação e estar cada vez mais atentos às demandas dos clientes e consumidores finais.
“Os resultados já são visíveis. Em termos de mercado, no Espírito Santo, ampliamos nossos negócios nos segmentos de trigo, mistura para bolo e café e triplicamos nossa presença no Rio de Janeiro, principalmente com as Misturas para Bolo Regina, ocupando a liderança na categoria. Também estamos expandindo nossa atuação em Minas Gerais, Bahia e São Paulo através de parceiros estratégicos. No plano internacional, já iniciamos com exportações para a América Latina e seguimos com foco nos mercados como Estados Unidos, Europa e mundo árabe”, pontua.