Cacau de Linhares (ES)
Cacau de Linhares (ES)

Mel, cachaça, chocolate e cocada feitos a partir da amêndoa do cacau são algumas das atrações que compõem a Rota Gastronômica do Cacau em Linhares, no norte do Espírito Santo. O circuito turístico e culinário conecta fazendas produtoras, valoriza a cultura local e oferece experiências autênticas. A iniciativa leva o visitante desde o cultivo sustentável de cacau até o beneficiamento das amêndoas e a produção de chocolates e derivados.

Em Linhares, a produção da fruta faz parte não apenas da economia, mas também da história do município. É responsável por 70% de todo o cacau produzido no Espírito Santo e carrega uma tradição que começou por volta de 1917. Agora, essa tradição ganha novas cores. O cacau passa a ser também um atrativo turístico por meio de experiências sensoriais e gastronômicas. 

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Circuito reúne fazendas, restaurantes e experiências sensoriais para valorizar o cacau

A rota une produtores, chefs e empreendimentos locais para oferecer um percurso que começa entre os pés de cacau e termina em restaurantes com pratos criados especialmente para o circuito.

Para André Scampini, secretário-executivo da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), o objetivo central é aproximar o visitante da cultura do cacau.

“A ideia é trazer as pessoas para a vivência do cacau, conhecer a plantação, entender o sistema de cabruca e perceber como o cultivo dentro da Mata Atlântica é preservacionista. Isso é preservação pura, e é importante as pessoas verem isso”, afirma.

A rota é considerada uma iniciativa inovadora por apresentar o cacau como um elemento cultural, gastronômico e ambiental. “Queremos que o cacau seja visto além do chocolate. Por isso, buscamos integrar turismo, gastronomia e os derivados do fruto. A proposta envolve restaurantes, hotéis e pousadas que podem criar pratos, sobremesas e drinks com cacau e chocolate”, explica Scampini.

No restaurante Lar Rústico, por exemplo, a rota apresenta uma combinação ousada: carne com chocolate. O empresário Marciel Simonelli conta que o prato foi criado especialmente para a rota.

“Buscamos fortalecer o ingrediente mais emblemático de Linhares. É um prato exclusivo, com purê leve, carne alta no ponto perfeito e finalização com nibs de cacau temperado, que traz crocância, junto com chocolate especial que não deixa doce”, detalha.

Os drinks também ganharam versões com o fruto. “Esse drink leva mel de cacau 100%, gin da região, espuma cítrica de limão siciliano, taiti e cravo e chocolate 70% na finalização. É uma combinação perfeita e pode ser alcoólico ou não”, diz Marciel. Para ele, valorizar o cacau é fortalecer a gastronomia e ampliar o turismo de Linhares.

A segunda parada do circuito é a Petiscaria Tio Naldo, onde o cacau aparece de forma criativa no nhoque de camarão. “Inserimos nibs de cacau na massa. Quando você prova, sente os nibs estourando. O toque leve de chocolate dá glamour ao prato, que é acompanhado do nosso camarão VG, especialidade da casa”, explica o empresário Reginaldo Carvalho. A casa também ajustou seu tradicional drink de gengibre com maracujá para incluir mel de cacau, tornando-o ainda mais exclusivo.

A Rota do Cacau é uma aposta da Acau para turbinar o turismo rural em Linhares. A presidente da associação, Kellen Scampini, lembra que o município foi pioneiro ao conquistar, em 2009, a primeira indicação geográfica de cacau do Brasil.

“Oferecemos ao produtor avaliação, rastreabilidade e certificação de origem. É um produto com história e identidade”, destaca.

Para ela, integrar gastronomia, turismo, ciclismo e artesanato em torno do fruto cria novas oportunidades para toda a comunidade. “Queremos movimentar a sociedade em torno do cacau. Isso é IG: contar história e viver história”, afirma.

André reforça que a proposta é dar visibilidade ao cacau capixaba e ampliar as opções de lazer e negócios:  “A ideia é valorizar o cacau de Linhares, abrir a visão das pessoas e mostrar a riqueza desse fruto, que é o alimento dos deuses.

Leia também:

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.