
As cachaças produzidas no Espírito Santo seguem ganhando espaço no mercado internacional e colecionando conquistas em competições. No Concurso Mundial de Bruxelas, Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles (CMB), realizado neste ano em Jalisco, no México, dois alambiques capixabas se destacaram entre quase 2.600 amostras de 70 países.
A Cachaçaria Fracalossi Carvalho, de João Neiva, levou a medalha de ouro com uma de suas produções, e já acumula prêmios nacionais e internacionais. Já a Cachaçaria GG (Giuberti & Giuberti), de Rio Bananal, conquistou duas medalhas de prata com seus rótulos artesanais, que também incluem gin e vodca.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
“É uma honra para um destilado do Espírito Santo receber uma premiação em Bruxelas, já que apenas os melhores do mundo alcançam esse selo”, destacou o engenheiro e proprietário da Fracalossi, Júnior Fracalossi.
O evento é considerado a maior competição dedicada a destilados do mundo. Realizado há mais de 20 anos, reúne um júri internacional de 140 especialistas que avaliam às cegas bebidas como uísque, conhaque, rum, gim, pisco e baijiu. A edição de 2025 premiou 45 cachaças brasileiras: três com medalha Super Ouro, 14 com Ouro e 28 com Prata.
Além da Fracalossi Carvalho, que já conquistou títulos de Duplo Ouro em outras competições, a marca também celebra premiações com a Fracalossi Amburana, destaque no concurso Mineiro Expo Cachaça New Spirits.
O México foi o país mais premiado desta edição, incluindo a maior honraria do evento, o Spirits Selection Revelation, entregue ao Mexcalito de Mi Corazón Papalometl.
Outros alambiques capixabas também já foram premiados neste concurso, como o Alambique Princesa Isabel, de Linhares, que conquistou em 2021 uma medalha Grande Ouro, outra de Ouro, além de uma Prata em 2023.
Criada em 1998 pelo Concours Mondial de Bruxelles, a Spirits Selection é reconhecida mundialmente pelo rigor de suas avaliações, que todos os anos analisam mais de 15 mil amostras de vinhos e destilados em diferentes países, sempre com degustações às cegas.