Café capixaba vive bom momento: volume e qualidade bateram recordes na última semana

O Espírito Santo vive dias históricos na cafeicultura. O estado bateu recorde de exportações e pode encerrar o ano com US$ 1,25 bilhão – o melhor resultado do século. Na Semana Internacional do Café, os capixabas também dominaram o pódio da premiação: 11 dos 15 melhores cafés do país são do Espírito Santo, consolidando o estado como referência em volume e qualidade.

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Veja, abaixo, os principais destaques

A última semana foi marcada por uma sequência de boas notícias para a cafeicultura capixaba. Dados do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) confirmaram que o Espírito Santo está próximo de alcançar o melhor desempenho do século nas exportações, impulsionado pela valorização do conilon no mercado internacional. 

Entre janeiro e outubro de 2025, 3,7 milhões de sacas de café foram embarcadas pelos portos capixabas, movimentando US$ 1,06 bilhão, segundo o CCCV. Mantido o ritmo atual, o Espírito Santo deve encerrar o ano com 4,4 milhões de sacas exportadas e uma receita cambial recorde de US$ 1,25 bilhão.

Embora o volume exportado seja menor do que em 2023 e 2024 – quando o estado enviou 5,2 milhões e 8,4 milhões de sacas, respectivamente –, o conilon capixaba se valorizou no mercado internacional. “Estamos exportando menos sacas, mas com preços muito mais altos. Isso mostra o fortalecimento do nosso produto e a consolidação do conilon nos principais mercados consumidores”, afirma o presidente do CCCV, Fabrício Tristão.

Na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG), o Espírito Santo confirmou outro tipo de liderança: a da qualidade. O estado conquistou 8 das 10 primeiras colocações na categoria Arábica e 3 das 5 primeiras na Conilon do prêmio Coffee of the Year 2025, premiação que consagra os melhores cafés do Brasil.

Pelo terceiro ano consecutivo, os capixabas levaram o ouro na categoria Canéfora (conilon). O primeiro lugar ficou com Carolinna Bridi Gomes, da Fazenda São Bento, em Santa Teresa. O estado também ocupou o 3º e o 4º lugar. Já no arábica, os produtores capixabas conquistaram oito das dez primeiras colocações. O segundo lugar ficou com Douglas Dutra Vieira, do Sítio Cordilheiras, em Iúna, no Caparaó capixaba.

Confira o resultado do Coffee Of the Year 2025

Categoria Canéfora

1º lugar – Carolinna Bridi Gomes – Fazenda São Bento, Montanhas do Espírito Santo

2º lugar – Angelica Alexandrino Nicola – Sítio São Sebastião – Café Sauá – Matas de Rondônia – Seringueiras – RO

3º lugar – Luiz Carlos da Silva Gomes – Fazenda São Bento, Montanhas do Espírito Santo – Santa Teresa – ES

4º lugar – Juliana Monteiro Furie Quadra – Fazenda Água Limpa – Conilon do Espírito Santo – Alegre – ES

5º lugar – Flávia Aparecida Lopes Silva – Sítio Recanto da Mata – Serras do Leste Mineiro – Santa Rita do Ituêto – MG

Categoria Arábica

1º lugar – Guilherme Abreu Vieira – Sítio Família Protazio – Caparaó – Espera Feliz – MG

2º lugar – Douglas Dutra Vieira – Sítio Cordilheiras – Caparaó – Iúna – ES

3º lugar – Juliana Aparecida Alvares de Campos – Sítio Nossa Senhora Aparecida – Região Vulcânica – Caconde – SP

4º lugar – Roberta Queiroz – Sítio Café da Ester – Caparaó – Iúna – ES

5º lugar – Afonso Lacerda – Onofre Cafés Especiais – Caparaó – Dores do Rio Preto – ES

6º lugar – Deneval Miranda Vieira Júnior – Sítio Cordilheiras – Caparaó – Iúna – ES

7º lugar – Francisco Faleiro – Fazenda Pico da Bandeira – Caparaó – Ibitirama – ES

8º lugar – Bianca Gomes Fernandes – Refúgio do Ninho – Montanhas do Espírito Santo – Domingos Martins — ES

9º lugar – Ademir Lacerda – Sítio Forquilha do Rio – Caparaó – Dores do Rio Preto – ES

10º lugar – Cedro Fornari – Sítio Refúgio do Cedro – Caparaó – Iúna – ES

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Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.