Cafés especiais de mulheres capixabas ampliam mercado e chegam a Minas Gerais

Cafés especiais produzidos por mulheres no Espírito Santo estão conquistando um novo mercado: Minas Gerais, um dos principais polos da cafeicultura nacional. Vinte cafeicultoras capixabas passaram a comercializar seus produtos na cidade histórica de Tiradentes, em um espaço especializado em cafés produzidos por mulheres. A iniciativa conta com o apoio do projeto Mulheres do Café e do Incaper.

A entrada no mercado mineiro foi viabilizada por meio de parceria com a cafeteria Café da Madre, que reservou um espaço exclusivo em suas prateleiras para cafés das produtoras capixabas. O local reúne produtos das espécies arábica e canéfora, destacando a diversidade de origens, perfis sensoriais e sistemas produtivos presentes no Espírito Santo.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

A articulação teve início durante a Semana Internacional do Café (SIC) de 2024, quando o proprietário da cafeteria conheceu o projeto Mulheres do Café no estande capixaba. A partir desse contato, foi iniciado um diálogo que resultou em uma visita técnica a Tiradentes para formalização da parceria.

Após a visita, realizou-se um levantamento junto às participantes para identificar interesse na ação. Ao final do processo, 20 cafeicultoras foram selecionadas e hoje representam a cafeicultura capixaba na cafeteria mineira.

Entre elas está Alcione Patrícia Bertoli, da comunidade de Inhaúma, em Iconha, responsável pela marca Café Sítio Doce Grão, voltada à produção de conilon especial. Para ela, a iniciativa ampliou a visibilidade do trabalho desenvolvido no campo.

“Achei a iniciativa maravilhosa porque ajuda a divulgar o projeto e a nossa marca em lugares onde não teríamos oportunidade de chegar”, afirma. Segundo Alcione, o sentimento é de gratidão por ver o café ganhando espaço e reconhecimento.

Para Patrícia Matta, coordenadora do projeto Mulheres do Café, a ação representa um avanço para a valorização da cafeicultura capixaba. “Isso é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Mulheres do Café, construído a partir do diálogo, da confiança e do acompanhamento técnico, e que hoje se consolida como uma oportunidade concreta de mercado para mulheres produtoras de diferentes regiões do Espírito Santo”, destaca.

O projeto Mulheres do Café tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva, reconhecer o papel das mulheres no setor e ampliar o acesso a mercados diferenciados por meio de qualificação técnica, equidade e valorização das produtoras.

Leia também:

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.