Capixaba assume cargo mais alto do saneamento brasileiro

Munir Abud, presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), foi eleito o novo presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), que reúne as 25 companhias estaduais do país. O posto é o mais alto do setor no Brasil e coloca um capixaba no centro das decisões sobre água e esgoto em um momento crucial para o cumprimento das metas de universalização até 2033. Entenda.

“É uma oportunidade histórica para que o nosso estado esteja no centro do debate nacional”, aponta Abud

Em entrevista à Coluna Mundo Business, Munir aponta que – à frente da Aesbe – vai liderar a articulação política e técnica para enfrentar dois grandes desafios: o impacto da reforma tributária na capacidade de investimento das companhias e a aceleração dos projetos que garantam água tratada e coleta de esgoto para toda a população.

“Assumir a presidência da Aesbe neste momento é motivo de honra, mas sobretudo de responsabilidade. Representa o reconhecimento nacional do trabalho que o Espírito Santo vem desenvolvendo na área do saneamento, com seriedade, planejamento e resultados concretos. É uma oportunidade histórica para que o nosso estado contribua ainda mais com o debate federativo, levando ao centro da agenda nacional a importância de fortalecer as companhias estaduais como protagonistas do processo de universalização dos serviços de água e esgoto”, destaca Munir.

Segundo ele, a nova gestão vai atuar com firmeza em duas frentes. “A defesa de um modelo tributário que preserve a capacidade de investimento do setor público de saneamento e o apoio efetivo às empresas estaduais no cumprimento das metas até 2033. A reforma tributária não pode comprometer tarifas nem inviabilizar projetos estruturantes. Por isso, a Aesbe terá um papel propositivo, técnico e articulado junto ao Congresso Nacional, ao governo federal e aos órgãos reguladores”, afirma.

Munir leva para Brasília a experiência à frente da Cesan. Ele aponta que um capixaba na liderança da Aesbe demonstra que o Espírito Santo se consolidou como referência em gestão pública eficiente, inovação e compromisso com a política pública de saneamento.

“Vivenciamos na prática os desafios e soluções do saneamento em um estado que apostou na regionalização, na eficiência operacional e nas parcerias estratégicas para acelerar investimentos. Lideramos projetos ousados, como o maior leilão de esgoto do país por bloco de municípios e iniciativas em reuso de água e dessalinização. Essa vivência nos dá autoridade técnica e sensibilidade institucional para entender a realidade das demais companhias estaduais, que são diferentes entre si, mas compartilham o mesmo compromisso com o interesse público”, conclui.

Leia também:

Ricardo Frizera

Colunista

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.

Sócio-diretor da Apex Partners, casa de investimentos com R$ 14 bilhões de reais sob cuidado. Seu propósito é ajudar a colocar o Espírito Santo no mapa. Alcança mais de 1 milhão de pessoas por mês utilizando plataformas de mídia digitais e tradicionais.