
O 1º Concurso Nacional da Qualidade dos Produtos Cárneos colocou em destaque o talento de produtores de carnes artesanais de todo o Brasil. O evento foi realizado durante o 1º Congresso Nacional de Serviços de Inspeção Municipal (Conasim), em Guarapari, no Espírito Santo, e reuniu empreendedores com registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A aposta é valorizar a produção e dar visibilidade a quem trabalha com qualidade do início ao fim da cadeia.
Na categoria Presunto Cru, o grande vencedor foi a Charcutaria Sagrada Família, de Montes Claros (MG), com seu presunto de porco do cerrado. Já nas demais quatro categorias – Inovações, Salame, Lombo e Copa Lombo – quem venceu foi o Rancho Caipirinha, de Guarapari, conquistando o primeiro lugar em todas elas e levando para casa quatro medalhas de ouro.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Sérgio Endlich de Freitas, do Rancho Caipirinha, destaca que essa foi a primeira vez em que a marca participou de uma competição nacional.
“A sensação de conquistar quatro medalhas de ouro em um concurso nacional foi, na realidade, uma grande surpresa. É o primeiro concurso que nós participamos e não esperávamos que, dentre diversos participantes de vários estados do país, ficaríamos com a primeira colocação e ainda mais com quatro produtos. Foi de fato uma grande surpresa e ficamos muito felizes. É gratificante ver nosso esforço e trabalho sendo reconhecidos”, afirmou.
Segundo Sérgio, o diferencial da marca está na seleção da matéria-prima, adquirida de fornecedores locais.
“Os nossos produtos oferecem matéria-prima selecionada. Trabalhamos com os melhores fornecedores da região e priorizamos qualidade, mesmo sabendo que nem sempre anda de mãos dadas com preço competitivo de mercado. As nossas receitas são originais e cada produto é fabricado de forma artesanal, respeitando todos os processos da cadeia de produção, o que torna nosso produto único”, destacou.
Ele explica que a produção é 100% artesanal, com receitas desenvolvidas pela própria família. “As receitas são criadas por nós, e contamos com alguns equipamentos que facilitam o dia a dia, como o misturador de massa e a embaladora a vácuo”.
Com a conquista, o Rancho Caipirinha pretende ampliar gradualmente a produção dos maturados premiados.
“Após a conquista, com muito pé no chão, estamos aumentando gradativamente a produção dos maturados premiados, que levam de dois a seis meses para ficarem prontos, a depender do produto. Também estamos com produtos selecionados para equivalência ao Selo Arte, atualmente em processo de registro, o que nos permitirá abranger todo o território nacional”, explicou.
Localizado em Jaboticaba, Guarapari, o Rancho Caipirinha mantém uma fábrica de embutidos e defumados. A história da agroindústria começou em 2017, quando Raphael e Silvana buscavam uma forma de tornar a propriedade mais sustentável e produtiva, além de criar uma fonte de renda alternativa para a família. Inicialmente, produziam cortes de cordeiro temperados em pequena escala para amigos e familiares. A boa aceitação estimulou o avanço da atividade, que foi regularizada e passou a contar com o selo do SIM.
Com o aumento da demanda, a produção se diversificou, passando a incluir embutidos, cortes suínos, produtos maturados e defumados. O antigo quarto de ferramentas passou por reformas e adaptações, ganhando câmara frigorífica, defumador e equipamentos como misturador de carne, embaladora a vácuo e fatiador. Atualmente, o filho Sérgio e a esposa Ana Maria seguem à frente do negócio.
O concurso foi organizado pelo Conasim, com apoio técnico do Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG), com o objetivo de estimular a produção de qualidade, promover melhorias contínuas e dar visibilidade a produtos cárneos. Ao todo, 54 amostras de todas as regiões do Brasil foram avaliadas por jurados especializados.
Categorias avaliadas e ganhadores:
Categoria Inovações
1º – Rancho Caipirinha (ES)
2º – Dfumô da Serra (MG)
3º – Vila Caipira (MG)
Categoria Salame
1º – Rancho Caipirinha (ES)
2º – Herbon Alimentos (RS)
3º – Vila Caipira (MG)
Categoria Lombo
1º – Rancho Caipirinha (ES)
2º – Estância Sarmenghi (ES)
3º – Vila Caipira (MG)
Categoria Copa Lombo
1º – Rancho Caipirinha (ES)
2º – Charcutaria Tio Vé (ES)
3º – Fazenda Matriarca (BA)
Categoria Presunto Cru
1º – Charcutaria Sagrada Família (MG)
2º – Butelli Charcutaria (RS)
3º – Tevez Charcutaria (PR)
Leia também: