Com investimento estimado em R$ 75 milhões, o Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas se prepara para se tornar um dos principais equipamentos de infraestrutura da região serrana. O projeto, previsto para a região de Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, prevê pista de 1.300 metros, adequada para aeronaves de pequeno e médio porte, e operação de voos de passageiros e cargas 24 horas por dia. A área aprovada soma 34,5 hectares, com terminal de 315 m² e pátio de 7.200 m², capaz de receber até oito aeronaves simultaneamente e atender 70 passageiros por hora/pico.
Região foi escolhida por ter melhores condições técnicas e ambientais
O projeto está, neste momento, em fase de estudos técnicos e administrativos, etapa que antecede a licitação para o início das obras. Para a escolha do local, o Governo do Estado analisou oito alternativas para a implantação, levando em conta topografia, ventos predominantes, impacto ambiental e viabilidade operacional. A região de Alto Caxixe foi escolhida por reunir as melhores condições técnicas e ambientais.
Segundo o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perin, um dos principais defensores da construção do aeroporto, o projeto deve impulsionar a economia e melhorar a infraestrutura de toda a região.
“O Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas é um importante investimento que traz benefícios diretos para a nossa população. Em Venda Nova do Imigrante, sabemos o quanto a saúde, a segurança e a geração de empregos impactam o dia a dia das famílias. Esse terminal vai permitir que situações de emergência médica tenham resposta mais rápida, salvando vidas. Além disso, será um ponto de apoio estratégico em casos de desastres naturais, ampliando a capacidade de resposta da Defesa Civil e das forças de segurança para toda nossa população”, afirmou.
O prefeito também destacou o impacto econômico da obra.
“Do ponto de vista social e econômico, o aeroporto abrirá novas oportunidades de trabalho, vai potencializar o turismo, dar mais força aos negócios locais e impulsionar novos investimentos. Estamos falando de um projeto que irá beneficiar todos os municípios da região. Se concretizado, será uma conquista coletiva, que transforma a realidade das Montanhas Capixabas”, completa.
Ele reforçou ainda que tem acompanhado de perto o andamento do projeto e o diálogo com a comunidade. “Tenho dialogado com lideranças e produtores locais, já estive pessoalmente com alguns dos proprietários das áreas previstas para a construção e também me reuni com representantes do Governo do Estado. Meu compromisso é ouvir todas as partes, garantir que os proprietários sejam tratados com o devido respeito e avaliar cada encaminhamento com responsabilidade. Assim, podemos assegurar que os benefícios cheguem de fato a Venda Nova e a toda a região”, concluiu.