
Impulsionado pelo bom desempenho do turismo nos últimos meses, o Espírito Santo voltou a liderar o crescimento entre os estados no setor de serviços prestados às famílias. Em abril, a alta foi de 17,7% em relação ao mesmo mês do ano passado — o melhor resultado do país, à frente de Santa Catarina (11,9%) e Goiás (7,8%). O bom desempenho reforça o potencial do consumo local, com destaque para lazer, alimentação e turismo, que seguem aquecidos mesmo fora do período de alta temporada.
“Mesmo diante de desafios, o estado continua entre os protagonistas nacionais no setor”, afirma especialista
Segundo levantamento do Connect Fecomércio-ES, núcleo de pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo, o bom desempenho está em linha com o comportamento do setor, que tradicionalmente enfrenta oscilações no primeiro trimestre e ganha maior estabilidade a partir do segundo. Eventos sazonais e religiosos, como a Festa da Penha, também ajudaram a impulsionar o movimento no início do segundo trimestre.
Com esse desempenho, o índice geral de serviços no estado teve leve avanço de 0,7% no mês, mantendo dois meses consecutivos de expansão nas atividades. O índice capixaba de serviços ficou em 113 pontos — patamar considerado satisfatório e acima da média nacional, que ficou em 108,1.
“O mercado de serviços no Espírito Santo segue resiliente, com bom nível de atividade e sinais de reaquecimento. A avaliação para abril é de otimismo, sustentado pela confiança do consumidor e pelo bom desempenho dos serviços de lazer e turismo. O estado continua entre os protagonistas nacionais no setor, mesmo diante de desafios pontuais”, afirma André Spalenza, coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES.
Com base no cenário positivo observado até abril, a projeção da Fecomércio é de alta de 1,8% na movimentação financeira do setor em julho, com movimentação estimada em R$ 4,95 bilhões.