
A startup capixaba Exato Digital, especializada em verificação de antecedentes, recebeu um aporte de R$ 20 milhões em uma rodada liderada pela Quartzo Capital e Bradesco. O investimento chega em um importante momento: recentemente, a empresa atraiu nomes como Uber, JBS e Veolia para sua carteira de clientes, e anunciou o breakeven – que é quando uma empresa passa a operar com equilíbrio financeiro, ou seja, quando a receita cobre integralmente os custos, sem prejuízo. Entenda.
Empresa cresceu 61% no último ano
A Exato Digital atua automatizando processos de checagem de antecedentes usados em recrutamentos. Na prática, a ferramenta reúne e cruza informações de forma rápida, ajudando empresas a validar dados de candidatos e reduzir riscos em processos seletivos. Com o modelo de negócio, a empresa cresceu 61% em receita no último ano.
O avanço recente está ligado, principalmente, à entrada de grandes clientes, com destaque para a Uber. A startup será responsável por reforçar a segurança dos passageiros por meio da verificação automatizada de antecedentes no processo de seleção de motoristas, em parceria com o Jusbrasil.
Agora, com a nova rodada de investimento, a startup pretende direcionar recursos principalmente para produto e tecnologia, ampliando a capacidade de atendimento e acelerando a expansão em segmentos que já vêm ganhando tração.
Para Marcelo Tavano, COO da Exato Digital, o momento marca uma virada operacional.
“Nosso objetivo neste momento não é desenvolver dezenas de novas funcionalidades, mas garantir que conseguimos escalar com eficiência o que já validamos com grandes clientes. Atingir o breakeven com crescimento expressivo e trazer marcas como Uber e JBS para a base reforça o posicionamento da Exato e prepara o terreno para uma Série B robusta nos próximos 12 a 18 meses”, afirma.
O aporte foi realizado por meio do Funses 1 – veículo de venture capital do Fundo Soberano do Espírito Santo, que tem seus recursos originados das receitas provenientes da exploração dos recursos de petróleo e gás natural do estado e destinou R$ 250 milhões para apoiar startups e empresas de base tecnológica.
Marcel Malczewski, CEO da Quartzo Capital, responsável por gerir o Funses 1, aponta que o aporte reafirma a estratégia do estado de apoiar empresas de base tecnológica com alto potencial de escala.
“O crescimento da Exato vai ao encontro dos objetivos do fundo, que busca destinar recursos a negócios inovadores com potencial de escala, além de gerar sinergias para o ecossistema do estado”, completa Malczewski.