Uma comitiva de avicultores capixabas realizou uma viagem técnica à Europa entre os dias 4 e 11 de outubro, com o objetivo de conhecer novas tecnologias, buscar inovação e identificar as principais tendências do mercado global de ovos e carne de frango, além de outras proteínas e insumos. A Missão Anuga, organizada pela Associação dos Avicultores do Espírito Santo (AVES) a pedido dos associados, também incluiu visitas a empresas de referência e eventos internacionais ligados à produção de proteínas e insumos.
A primeira parada do grupo, acompanhado por representantes de empresas parceiras, foi na Bulgária, onde conheceram uma inovação tecnológica voltada ao processamento de esterco para produção de adubo orgânico, desenvolvida pela empresa Big Dutchman. A comitiva também visitou instalações locais voltadas à produção e incubação de ovos e pintos, observando práticas modernas de manejo e eficiência produtiva.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Além de participar da Anuga, grupo conheceu inovações em tecnologia, sustentabilidade e processamento
Na sequência, os avicultores participaram da Anuga 2025, realizada na cidade de Colônia, na Alemanha, considerada a maior feira de alimentos e bebidas do mundo. O evento, que ocorre a cada dois anos, reuniu mais de 150 empresas brasileiras expositoras, distribuídas em 11 pavilhões, além de contar com espaços promovidos pela ApexBrasil, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e outras entidades do setor.
Durante a segunda metade da viagem, o grupo visitou o armazém logístico da Big Dutchman, em Vechta, Alemanha, onde teve acesso a lançamentos tecnológicos que em breve devem chegar ao Brasil, inclusive ao Espírito Santo. Os participantes também receberam informações sobre as principais tendências na produção de ovos e carnes, com foco crescente em sustentabilidade, bem-estar animal e rastreabilidade, atributos cada vez mais valorizados pelo mercado consumidor.
Encerrando o roteiro, a comitiva seguiu para os Países Baixos, onde conheceu a fábrica da Vaxxinova, em Nimegue, empresa referência mundial na produção de vacinas para avicultura, com mais de 60 anos de atuação. Ainda em território holandês, em Barneveld, o grupo visitou a sede da Moba/MRE, líder global em equipamentos de classificação e embalagem de ovos, onde participou de uma palestra sobre o futuro da avicultura mundial e finalizou o tour técnico da missão.
Para Volkmar Berger, membro do Conselho Deliberativo da AVES, a experiência foi extremamente enriquecedora.
“Pudemos conhecer sistemas inovadores, participar da maior feira de alimentos e bebidas do mundo, e perceber a força que o Brasil possui junto ao mercado externo. As informações técnicas e percepções sobre o mercado global também estavam bem presentes nas discussões e informações recebidas pelo grupo. Ainda é importante destacar como fomos muito bem recebidos por todos os lugares onde passamos”, relatou.
O diretor executivo da AVES, Nélio Hand, reforçou a importância das empresas parceiras na execução do programa técnico.
“A qualidade das visitas, reuniões e demais atividades só foi possível graças à parceria com empresas que atuam diretamente nos segmentos de postura comercial e frango de corte no Espírito Santo. Elas prontamente aderiram à proposta da AVES e contribuíram para o sucesso da missão”, concluiu Nélio Hand.
A Anuga 2025 contou com uma delegação brasileira composta por cerca de 350 empresas, sendo 142 expositoras distribuídas em seis pavilhões. Quatro foram organizados pela ApexBrasil, enquanto os outros dois tiveram apoio da ABPA e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).
Realizada a cada dois anos, a Anuga Alemanha é considerada a principal vitrine internacional do setor de alimentos e bebidas, alternando o calendário com a SIAL Paris. O evento apresenta as principais tendências globais de consumo e inovação, reunindo formadores de opinião e a mídia especializada de todo o mundo.
Leia também: