Avícola Mãe e Filhos conquista o título de Melhor Ovo Branco do Espírito Santo
Avícola Mãe e Filhos conquista o título de Melhor Ovo Branco do Espírito Santo

O Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba 2025, promovido pela Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves), voltou a evidenciar a força e a evolução da avicultura capixaba. Com participação expressiva, a edição deste ano reuniu 27 amostras de ovos brancos e 12 de ovos vermelhos, enviadas por produtores de diferentes regiões do estado, e consagrou aqueles que se destacaram pela excelência do produto.

Mais do que números e critérios técnicos, o concurso revelou histórias de dedicação, tradição e superação que ajudam a explicar por que o Espírito Santo é referência na produção de ovos.

Avícola Mãe e Filhos conquista o título de Melhor Ovo Branco do Espírito Santo

Na categoria Ovos Brancos, o primeiro lugar ficou com a produtora Jerusa Stuhr, da Avícola Mãe e Filhos, localizada na comunidade de Córrego Rio Taquara, em Santa Maria de Jetibá. A conquista garante à empresa o direito de utilizar, de forma exclusiva em suas embalagens, o selo “Melhor Ovo Branco do Espírito Santo – Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba – 2025”, reconhecimento que atesta o cuidado e a excelência em todas as etapas da produção.

À frente da granja desde 2021, Jerusa carrega uma história de superação. Professora e diretora de escola por toda a vida, ela assumiu a atividade avícola após uma tragédia familiar: a perda do marido, até então responsável pelo negócio.

“Sem saber nada sobre a atividade, entrei com a cara e a coragem para não deixar acabar esse sonho”, relembra.

Ao lado dos filhos, Júnia e João, Jerusa decidiu seguir em frente e rebatizou a empresa como Avícola Mãe e Filhos, um nome que simboliza união, recomeço e força. “Seguimos firmes para alavancar o crescimento da empresa com fé, determinação e com a ajuda dos nossos colaboradores, que estão sempre conosco”, destaca.

A participação no concurso veio por incentivo técnico. O resultado, no entanto, superou todas as expectativas. Segundo Jerusa, a qualidade do ovo é resultado de um trabalho coletivo. “Desde a fabricação da ração até a coleta, tudo envolve o empenho da equipe em manter um padrão rigoroso para garantir um produto de qualidade.”

Como vencedora da categoria, a Avícola Mãe e Filhos recebeu o certificado de campeã e passa a utilizar o selo oficial do concurso em suas embalagens. 

Além disso, todos os participantes recebem um relatório técnico detalhado, que contribui para a melhoria contínua da produção. 

Para a produtora, o concurso é um importante estímulo ao setor. “Ter o melhor ovo do estado é um privilégio. A participação de todos é fundamental, tanto para evoluir o produto quanto para divulgar o nosso município, que é o maior produtor de ovos”, completa.

Ovos da Nonna mantém hegemonia e vence pela quarta vez o título de Melhor Ovo Vermelho

Outro grande destaque do Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba 2025 foi a Ovos da Nonna, marca do Grupo Venturini, que conquistou, pela quarta vez consecutiva, o título de Melhor Ovo Vermelho do Espírito Santo.

Com 45 anos de atuação no agronegócio, o grupo familiar criou a marca há sete anos, com o propósito de oferecer um produto de alta qualidade, aliado a um sistema de produção que prioriza o bem-estar animal, com galinhas livres de gaiola.

O nome é uma homenagem à matriarca da família, Dona Helena Majone, a “Nonna”, símbolo de cuidado, tradição e valores que norteiam o negócio.

Ovos da Nonna vence pela quarta vez o título de Melhor Ovo Vermelho
Ovos da Nonna vence pela quarta vez o título de Melhor Ovo Vermelho

Segundo Fellipe Venturini, representante do grupo, o concurso é uma forma de comprovação técnica da qualidade do produto. “O concurso garante que realmente temos um ovo de alto padrão. O método de criação reduz o estresse das aves e impacta diretamente no sabor”, destaca.

No sistema adotado, as galinhas têm liberdade de locomoção, podem ciscar e expressar comportamentos naturais. “Tudo isso se reflete em um produto extremamente saboroso”, reforça.

A trajetória da Ovos da Nonna no concurso é consistente: a empresa foi campeã em todas as edições das quais participou: 2020, 2021, 2022 e, novamente, 2025. 

Os cuidados na granja incluem controles sanitários rigorosos, manejo adequado e alimentação de alta qualidade. “Sanidade, nutrição, método de criação e bons tratos são fundamentais. O bem-estar animal tem se mostrado decisivo para os resultados que alcançamos”, pontua.

Ele também incentiva outros produtores a participarem do concurso. “Quem entra acredita no próprio produto. As análises são criteriosas e conduzidas por um corpo técnico altamente capacitado. O concurso mostra, de forma clara e transparente, o posicionamento real do produto no mercado e atesta sua qualidade”, conclui.

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.