Cooabriel e Coopbac retomam negociações para fusão

A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel) e a Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac) retomaram as negociações para viabilizar uma possível incorporação. O processo, iniciado no segundo semestre de 2024 e fortalecido ao longo de 2025, havia sido encerrado em junho, após análises preliminares.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

A Cooabriel, sediada em São Gabriel da Palha, no Noroeste do Estado, é referência nacional no café conilon e também atua com apiário, reunindo mais de 9 mil cooperados. A cooperativa investiu recentemente em um projeto-piloto com cacau, na Bahia, reforçando sua estratégia de diversificação.

Já a Coopbac, com sede em São Mateus, no Norte capixaba, tem forte atuação no mercado da pimenta-do-reino – segundo principal produto de muitos cooperados da Cooabriel – e hoje é uma das principais exportadoras da especiaria no Brasil, sendo a primeira cooperativa do país a fechar negócios no Oriente Médio.

A união entre as duas cooperativas foi pensada para ampliar o volume de negócios, fortalecer a atuação conjunta em mercados estratégicos e integrar duas cadeias relevantes para a pauta exportadora do Espírito Santo: café conilon e pimenta-do-reino.

Na etapa anterior, uma comissão mista havia sido formada para acompanhar auditorias e o levantamento de dados. Após a análise, as diretorias decidiram interromper o processo naquele momento.

Agora, com a retomada das negociações, as cooperativas convocaram seus cooperados para uma Assembleia Geral Extraordinária Conjunta (AGE), marcada para o dia 28 de novembro, na Área de Eventos da Cooabriel, em São Gabriel da Palha.

Na ocasião, serão deliberados dois temas relevantes para o futuro da cooperativa. A primeira parte da assembleia será exclusiva para os cooperados da Cooabriel; a segunda será conduzida em conjunto com a Coopbac.

Segundo comunicado da Cooabriel, será apresentado o relatório final da comissão mista responsável pelos estudos da possível incorporação. Caso haja consenso entre os cooperados, a AGE poderá deliberar sobre a homologação da incorporação da Coopbac pela Cooabriel.

“No momento será feita apreciação e deliberação a respeito do relatório da comissão mista que procedeu aos estudos do processo de incorporação da Coopbac pela Cooabriel. Também deverá acontecer a homologação da incorporação da Coopbac pela Cooabriel”, descreveu em comunicado.

A Cooabriel é considerada uma das gigantes do agronegócio capixaba. Em 2024, suas receitas somaram R$ 2,45 bilhões. A cooperativa tem expandido sua atuação, investindo mais de R$ 30 milhões em projetos de modernização de lojas, logística, transformação digital e novos negócios. A Coopbac, por sua vez, é referência no mercado internacional de pimenta-do-reino, com forte presença nas exportações e pioneirismo em operações no Oriente Médio.

Leia também:

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.