Cerca de 100 representantes de diferentes cadeias produtivas do agronegócio capixaba participaram da 10ª edição do Encontro de Empreendedores do Agronegócio, realizado em Vitória. O evento, promovido pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), celebrou duas décadas de atuação da entidade, com destaque para sua contribuição nas discussões sobre legislação ambiental, gestão de recursos hídricos e desenvolvimento florestal no estado.
Acompanhe o Folha Business no Instagram
Linhagro é eleita a revenda de produtos agrícolas mais lembrada
Um dos momentos da programação foi a entrega de homenagens a empresas e instituições que se destacaram por sua atuação no setor agropecuário. A seleção foi feita por meio de uma votação popular realizada entre março e abril, no site do Cedagro. Cerca de 784 pessoas participaram do processo, indicando espontaneamente nomes que se destacam em 18 segmentos do agro capixaba.
Entre as homenageadas, a Linhagro foi eleita a revenda de insumos agrícolas mais lembrada. A empresa, que atua há mais de 20 anos com foco em soluções sustentáveis, é referência regional no fornecimento de fertilizantes, biofertilizantes e tecnologias que promovem a recuperação do solo e a sustentabilidade da produção.
“Receber esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para a nossa equipe. Isso mostra que estamos no caminho certo, oferecendo não apenas produtos de qualidade, mas também assistência técnica e uma parceria estratégica com o produtor rural, fornecendo soluções inovadoras que promovem a recuperação do solo, a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade da produção agrícola”, afirma Gustavo Braga, gerente comercial da empresa.
Outras iniciativas igualmente relevantes também foram lembradas pelo público. No segmento da cafeicultura, o destaque ficou com a Robusta Coffee, que vem ganhando espaço na produção e valorização do café conilon no Espírito Santo. Já no setor de cooperativismo, a Cooabriel — maior cooperativa de café conilon do Brasil — foi a mais indicada.
Destaques na Pecuária e Fruticultura
Na área da pecuária bovina, o frigorífico Frisa foi reconhecido por sua atuação no abate e processamento de carnes com foco em qualidade e exportação. Depois de investir quase R$ 60 milhões em automação e em melhorias de processos na produção, a empresa vem apostando alto em automação e otimização de processos que geram mais produtividade. A meta, segundo a empresa, é ampliar o faturamento em 30% em relação ao ano passado, superando os R$ 4 bilhões em 2025.
A Nortefrut, de Pinheiros, com forte presença na fruticultura e olericultura, também recebeu homenagens por seu trabalho na produção e comercialização de frutas e hortaliças.
A pesquisa, assistência técnica e extensão rural foram representadas pelo Incaper, cuja atuação está diretamente ligada à inovação e ao suporte técnico aos agricultores em todo o estado. O Sicoob, por sua vez, foi o mais lembrado na categoria de crédito rural, demonstrando sua importância no financiamento de atividades agropecuárias.
Entre as instituições que promovem práticas agroecológicas, o reconhecimento foi para a Agrobiológika, especializada em treinamentos agroflorestais.
O Sítio Imperador, que desenvolve atividades com piscicultura, se destacou no segmento de aquicultura e pesca. A MV Gestão Integrada foi lembrada por sua atuação em projetos de recuperação e conservação ambiental, enquanto a Suzano se destacou na área de silvicultura.
Também foram homenageadas a Associação Agricultura Forte (associativismo), Proteinorte (avicultura e suinocultura), SENAR/ES (ensino agrícola), Pianna Rural (máquinas e equipamentos agrícolas), Coopbac (pipericultura) e Frucafé (produção de sementes, mudas e plantas).
A cerimônia de entrega das homenagens aconteceu no dia 8 de maio e contou com a presença de lideranças do setor, empresários e representantes de entidades públicas e privadas.