De norte a sul, 18 empresas capixabas são reconhecidas por atuação no agronegócio em votação da Cedagro

Cerca de 100 representantes de diferentes cadeias produtivas do agronegócio capixaba participaram da 10ª edição do Encontro de Empreendedores do Agronegócio, realizado em Vitória. O evento, promovido pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), celebrou duas décadas de atuação da entidade, com destaque para sua contribuição nas discussões sobre legislação ambiental, gestão de recursos hídricos e desenvolvimento florestal no estado.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Linhagro é eleita a revenda de produtos agrícolas mais lembrada

Um dos momentos da programação foi a entrega de homenagens a empresas e instituições que se destacaram por sua atuação no setor agropecuário. A seleção foi feita por meio de uma votação popular realizada entre março e abril, no site do Cedagro. Cerca de 784 pessoas participaram do processo, indicando espontaneamente nomes que se destacam em 18 segmentos do agro capixaba.

Entre as homenageadas, a Linhagro foi eleita a revenda de insumos agrícolas mais lembrada. A empresa, que atua há mais de 20 anos com foco em soluções sustentáveis, é referência regional no fornecimento de fertilizantes, biofertilizantes e tecnologias que promovem a recuperação do solo e a sustentabilidade da produção. 

“Receber esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para a nossa equipe. Isso mostra que estamos no caminho certo, oferecendo não apenas produtos de qualidade, mas também assistência técnica e uma parceria estratégica com o produtor rural, fornecendo soluções inovadoras que promovem a recuperação do solo, a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade da produção agrícola”, afirma Gustavo Braga, gerente comercial da empresa.

Outras iniciativas igualmente relevantes também foram lembradas pelo público. No segmento da cafeicultura, o destaque ficou com a Robusta Coffee, que vem ganhando espaço na produção e valorização do café conilon no Espírito Santo. Já no setor de cooperativismo, a Cooabriel — maior cooperativa de café conilon do Brasil — foi a mais indicada.

Destaques na Pecuária e Fruticultura

Na área da pecuária bovina, o frigorífico Frisa foi reconhecido por sua atuação no abate e processamento de carnes com foco em qualidade e exportação. Depois de investir quase R$ 60 milhões em automação e em melhorias de processos na produção, a empresa vem apostando alto em automação e otimização de processos que geram mais produtividade. A meta, segundo a empresa, é ampliar o faturamento em 30% em relação ao ano passado, superando os R$ 4 bilhões em 2025.

A Nortefrut, de Pinheiros, com forte presença na fruticultura e olericultura, também recebeu homenagens por seu trabalho na produção e comercialização de frutas e hortaliças.

A pesquisa, assistência técnica e extensão rural foram representadas pelo Incaper, cuja atuação está diretamente ligada à inovação e ao suporte técnico aos agricultores em todo o estado. O Sicoob, por sua vez, foi o mais lembrado na categoria de crédito rural, demonstrando sua importância no financiamento de atividades agropecuárias.

Sicoob ES foi o mais lembrado na categoria de crédito rural

Entre as instituições que promovem práticas agroecológicas, o reconhecimento foi para a Agrobiológika, especializada em treinamentos agroflorestais.

O Sítio Imperador, que desenvolve atividades com piscicultura, se destacou no segmento de aquicultura e pesca. A MV Gestão Integrada foi lembrada por sua atuação em projetos de recuperação e conservação ambiental, enquanto a Suzano se destacou na área de silvicultura.

Também foram homenageadas a Associação Agricultura Forte (associativismo), Proteinorte (avicultura e suinocultura), SENAR/ES (ensino agrícola), Pianna Rural (máquinas e equipamentos agrícolas), Coopbac (pipericultura) e Frucafé (produção de sementes, mudas e plantas).

A cerimônia de entrega das homenagens aconteceu no dia 8 de maio e contou com a presença de lideranças do setor, empresários e representantes de entidades públicas e privadas. 

Stefany Sampaio
Stefany Sampaio

Colunista

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.

Stefany Sampaio revela o universo do agronegócio capixaba de Norte a Sul, destacando dados, histórias inspiradoras, produtores e os principais acontecimentos do setor.